quinta-feira, 7 de maio de 2009

Arte em Movimento

Na nossa sala existe e sempre existiu um sentido aguçado pelas artes... 

Despertámos bem cedo, pois já na sala dos 3 anos fazíamos belíssimas reproduções de Joan Miró, Pollock e Mondrian... o tempo foi passando e começámos a perceber que não era só a pintura que era uma forma de arte! 

Descobrimos a Escultura, a Fotografia, o Teatro, o Cinema, a Dança, a Música, a Literatura e mais recentemente conhecemos a Arquitectura, (pelas mãos da Miana que por ser de Artes, e adorar tudo o que sejam expressões artísticas, nos deu a conhecer várias obras nesta área e nos explicou sucintamente as grandes características de alguns monumentos não só no nosso país como noutros que alguns meninos na nossa sala já visitaram).

A Tânia organizou, com alguns de nós, um dossier onde vamos arquivando as nossas descobertas no mundo das Artes e também vamos sugerindo, partilhando e construindo alguns exemplos no âmbito das Artes que já foram mencionadas. Já nasceu uma belíssima pintura e sei que, em breve, a família Baptista nos trará uma escultura arrojada... estamos entusiasmados... e assim nasceu mais um Projecto Família/Escola ... com ele queremos partilhar, dar a conhecer e criar com a criatividade, originalidade e toque único e especial que só a nossa escola sabe dar... 

Contamos com todos... famílias, amigos, vizinhos, blogueiros e até o cão ou o gato se for artista...

Desde já agradecemos o apoio e empenho que todos têm mostrado, obrigada pelos materiais que nos ofereceram, pelas pesquisas e livros que tanto nos têm ajudado e obras de arte que já começam a nascer!!!

E começámos este Projecto da melhor forma... começámos por reproduzir uma pintura do grande pintor Joan Miró... para o saco de suporte ao dossier do nosso projecto, que irá semanalmente de viagem connosco! Vejam só como ficu esta maravilha.... ARTE....






3 comentários:

Carina Fernandes disse...

É uma sensação espantosa a de ver brotar de mentes e mãos tão novas a arte em tais proporções.

De tão pouco fazem tanto e em menos de nada pequenas grandes obras de arte surgem em folhas de papel, em plasticina ou em folhas de jornal.

E este é o verdadeiro sentido da Arte - ser vista, sentida e feita por todos, sem restrições tão supérfluas como a idade ou o meio social!

Petra disse...

Parabéns Vera!

Nem todas(os) as educadoras(es) tem a coragem de agarrar uma tematica destas.

Afinal, a eles só lhes temos de explicar a teoria pois a criatividade já eles a têm.

Como disse Pablo Picasso - " Toda a criança é artista. O problema é permanecer artista depois de crescer."

Jocas
Petra

Andreia Aleixo disse...

Porque educar também é uma arte, deixei no meu blog http://aprendinoji.blogspot.com/
um miminho para este blog que se dedica à arte de educar com muito amor e dedicação.

Beijinhos
Andreia