Mostrar mensagens com a etiqueta Ideias e sugestões.... Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Ideias e sugestões.... Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Com tão pouco fazemos tanto...

Hoje tivemos uma surpresa: um bocadinho de praia veio até nós e passamos uma manhã de exploração e brincadeira maravilhosa!







Obrigada Dona Georgina fez as delicias das crianças da nossa creche! Obrigada pela partilha e pela simpatia de sempre!

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Lembrem-se das músicas dos anos 80...


Os bebés adoram ouvir música, canções melodiosas e repetidas, sons da natureza ou de objetos (onomatopeias), muitas vezes temos famílias que nos perguntam o que lhes cantam?
Eis a resposta... canções da nossa infância, os famosos lalalala, melodia de uma canção com outra letra, repetições de sons, rimas, brincadeiras sonoras que os divertem a eles e muitas vezes também a nós... 
Aqui vos deixo um medley que cantava ao meu filhote... e funcionava! 
Como prometido partilho letras de algumas canções engraçadas para cantarem e brincarem com os vossos bebés...
Quem não se lembra destas canções, muitas delas repetidas nas escolas dos anos 80!
O medley...
Galinhas
Doidas, doidas, andam as galinhas
Para por o ovo lá no buraquinho
Raspam, raspam, raspam
P'ra alisar a terra
Picam, picam, picam
Para fazer o ninho
Arrebita a crista o galo vaidoso có-có-ró-có-có feito refilão e todo emproado com ar majestoso é o comandante deste batalhão.

Era uma vez um cavalo
Era uma vez um cavalo
Que vivia num lindo carrossel
Tinha orelhas espetadas
E o rabo era feito de papel
A correr (Tralalá)
A saltar (Tralalá)
Cavalinho nunca sai do seu lugar (Tralalá)
A correr (Tralalá)
A saltar (Tralalá)
Cavalinho nunca sai do seu lugar (Tralalá)

O pastorinho
Havia um pastorinho
Que andava a pastorar
Saiu da sua casa
E pôs-se a cantar
Dó Ré Mi Fá Fá Fá
Dó Ré Dó Ré Ré Ré
Dó Sol Fá Mi Mi Mi
Dó Ré Mi Fá Fá Fá
Chegando ao palácio
A rainha lhe falou
Alegre pastorinho
O seu canto me agradou
Dó Ré Mi Fá Fá Fá
Dó Ré Dó Ré Ré Ré
Dó Sol Fá Mi Mi Mi
Dó Ré Mi Fá Fá Fá

Os 3 gatinhos
Os 3 gatinhos
Perderam os chapelinhos
Puseram-se a chorar:
Ó mamã querida
Os nossos chapelinhos
Não os podemos achar
Perderam os chapelinhos?
Há que feios gatinhos
Então não vão brincar
Os 3 gatinhos
Acharam os chapelinhos
Puseram-se a cantar:
Ó mamã querida,
Os nossos chapelinhos podemos achar
Acharam os chapelinhos?
Ai, que lindos gatinhos...
Então já vão brincar
Miau, Frou, Frou!
Miau, Frou, Frou!
Então já vão brincar

O meu chapéu
O meu chapéu tem três bicos
Tem três bicos o meu chapéu.
Se não tivesse três bicos,
o chapéu não era meu.
-substituir por gestos ou sons: o meu; chapéu; tem; três; bicos.

Patinhos
Todos os patinhos
sabem bem nadar,
Cabeça para baixo
Rabinho para o ar
Quando estão cansados
da água vão sair,
da água vão sair
Depois em grande fila
P’ró o ninho querem ir
Depois em grande fila,
Para o ninho querem ir.

Papagaio louro
Papagaio louro
de bico dourado,
leva-me esta carta
ao meu namorado.

Come a papa, Joana come a papa
Come a papa, Joana come a papa
Come a papa, Joana come a papa
Joana come a papa.
1, 2, 3
Uma colher de cada vez
4, 5, 6
Era uma história de reis
E outra colher de papa.
7, 8, 9
Ainda nada se resolve
10, 11, 12
À espera que a mosca pouse
E outra colher de papa
13, 14 e meia,
A coisa não está tão feia. 15, 16, 17
Mais um pingo no babete
E outra colher de papa

  Tiro - Liro - Liro
Lá em cima está o tiro - liro
Cá em baixo está o tiro - liro - ló
Lá em cima está o tiro - liro
Cá em baixo está o tiro - liro - ló
Juntaram-se os dois à esquina
A tocar a concertina
A dançar o solidó.
Juntaram-se os dois à esquina
A tocar a concertina
A dançar o solidó.
Comadre, minha comadre,
Ai, eu gosto da sua pequena.
É bonita, apresenta-se bem
E parece que tem uma pele morena
É bonita, apresenta-se bem
e parece que tem uma pele morena

Três pombinhas
Lá vai uma, lá vão duas,
três pombinhas a voar,
uma é minha, outra é tua,
outra é de quem a apanhar.
Sete e sete, são catorze,
com mais sete são vinte e um,
tenho sete namorados,
e não gosto de nenhum.

Minha machadinha
Ah, Ah, Ah, minha machadinha
Ah, Ah, Ah, minha machadinha
Quem te pôs a mão, sabendo que és minha
Quem te pôs a mão, sabendo que és minha
Sabendo que és minha, também eu sou tua
Sabendo que és minha, também eu sou tua
Salta machadinha, para o meio da rua
Salta machadinha, para o meio da rua
No meio da rua, não hei-de eu ficar
No meio da rua, não hei-de eu ficar
Hei-de ir à roda, buscar o meu par
Hei-de ir à roda, buscar o meu par

Fui ao jardim da Celeste
Fui ao jardim da Celeste,
giroflé, giroflá,
fui ao jardim da Celeste,
giroflé, flé, flá.
O que foste lá fazer?
giroflé, giroflá,
O que foste lá fazer?
giroflé, flé, flá.
Fui lá buscar uma rosa,
giroflé, giroflá,
Fui lá buscar uma rosa,
giroflé, flé, flá.
Para quem é essa rosa,
giroflé, giroflá,
Para quem é essa rosa,
giroflé, flé, flá.
É para a menina (Maria),
giroflé, giroflá,
É para a menina (Maria),
giroflé, flé, flá.

Olha a bola Manel
O Manel tinha uma bola,
que rolava pelo chão
na calçada ela rebola,
deu-lhe uma dentada um cão
[refrão]
Olha a bola Manel,
olha a bola Manel
foi-se embora, fugiu
olha a bola Manel,
olha a bola Manel
nunca mais ninguem a viu
O Manel tinha uma bola,
mas por falta de atenção
lá deixou ele ir a bola
entre os dentes de um cão
O Manel tinha uma bola
mas agora não tem não
e a gente a ver se o consola
vai cantar esta canção

  Eu perdi o dó
Eu perdi o dó da minha viola
Da minha viola eu perdei o dó
Dormir é muito bom, é muito bom (bis)
É bom camarada, é bom camarada
É bom, é bom, é bom ...
É bom
Dó - ré - mi - fá - sol - lá - si
(dormir - remar - miminho - falar
solzinho .- lavar - silêncio)

Dó-Ré-Mi
Dó - Ré - Mi - a mimi
Mi - Fá - Sol - pelo sol
Fá - Mi - Ré - vai a pé
Mi - Ré - Dó - não tem pópó
Dó - Ré - Mi - eu cozi
Mi - Fá - Sol - um pão mole
Fá - Mi - Ré - p'ro café
Mi - Ré - Dó - da minha avó

Eu vi um sapo
Eu vi um sapo,
Um feio sapo
Ali na horta,
Com a boca torta
Tu viste um sapo,
Um feio sapo
Tiveste medo,
Ou é segredo
Eu vi um sapo,
Com guardanapo
Estava a papar
Um bom jantar
Tu viste um sapo
Com guardanapo
E o que comia
E o que fazia
Eu vi um sapo
A encher o papo
Tudo comeu
Nem ofereceu
Tu viste um sapo
A encher o papo
E o bicharoco
Não te deu troco
Eu vi um sapo
Um grande sapo
Foi malcriado
Fiquei zangado

Ti' Anica
Ti'Anica, Ti'Anica,
Ti'Anica de Loulé,
a quem deixaria ela
a barra do cachiné?
Olé! Olá!
Esta moda não está má.
Olá! Olé!
Ti'Anica de Loulé.
Ti'Anica, Ti'Anica,
Ti'Anica da Fuseta,
a quem deixaria ela
a barra da saia preta.
Olé! Olá!
Esta moda não está má.

Vá não custa nada... trautear faz bem a todos... experimentem!

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Com 2014 a terminar...deixo literatura e inclusão ... que todos signifique todos...


O IBBY (Internacional Board on Books for Young People) é uma organização sem fins lucrativos que surgiu na Alemanha na década de 50 e que atualmente tem sede na Suíça. Seu principal objetivo é promover a compreensão internacional através de livros infantis e juvenis para:

*dar a todas as crianças a oportunidade deter acesso a livros com qualidade artística e literária;
* incentivar a publicação e distribuição de livros de qualidade, especialmente em países em desenvolvimento;
* fornecer suporte e treinamento para os envolvidos com crianças e literatura infantil;
* estimular a pesquisa e trabalhos acadêmicos no campo da literatura infantil;
* proteger e defender os Direitos da Criança.

Aqui vos deixo este site maravilhoso para repensarmos as nossas escolhas, as nossas leituras e acima de tudo as nossas ações...

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

E hoje à noite o que vamos fazer?


A pedido de algumas familias aqui vos deixo uma sugestão...

Um peça a não perder, é pertinho daqui,  e diz quem conhece a companhia que diverte os mais pequenos e atualiza os mais velhos! Um momento em familía para relaxar e iniciar bem o fim de semana...Aproveitem porque é bem baratinho! Divirtam-se....

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Danuta ... a não perder!!!


E eu infelizmente não posso ir... mas para quem pode é um excelente programa de fim de semana... Um grande presente de dia da CRIANÇA!!!

Tudo isto é dela... e é tão bom!!!

sexta-feira, 3 de maio de 2013

O livro do dia...

Agora temos um projeto de sala super interessante... Todos os dias contamos uma história na nossa sala, a ideia é conhecermos ainda mais histórias, enriquecermo-nos culturalmente e inventariar as várias história s que vamos conhecendo, assim quando as outras salas quiserem ver, ler, ouvir uma história basta consultar o nosso "Livros das muitas histórias", (como alguns amigos disseram). Portanto já sabem, quando encontrarem um livro interessante aí em casa podem partilhar connosco!

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Livros I ... 13 sugestões para este Natal...











A pedido de várias famílias aqui ficam as minhas sugestões.... aguardem por mais!!!

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Projeto Yara-Iara... com Margarida Botelho no seu melhor!



Hoje foi assim, tivemos a sorte o privilégio de participar neste projeto e partilhar com uma equipa fantástica, a equipa da fábrica das artes incluindo a grande Margarida Botelho, e a Sala da Mariana, as nossas emoções e fantasias... fomos de viagem até à floresta Amazónia e descobrimos tanto sobre esta floresta e quem lá vive. 



Curiosidades que descobrimos nesta visita:

  • A Margarida já fez outras viagens sempre no âmbito comunitário-cultural, quando foi a Moçambique nasceu o livro "Eva";
  • O livro "Yara-Iara", este que nos foi apresentado, foi todo feito em maquete e depois fotografado para surgirem as páginas do livro;
  • As caras que vemos como personagens que encontramos no livro são todas de meninos da comunidade de indios Kayapó;
  • Yara é uma menina kayapó que vive na AMAZÓNIA, num país chamado BRASIL, e Iara é outra menina, (no livro é a própria Margarida com 6 anos que a representa), mas que vive na Europa, num país que poderá ser Portugal. Ambas iniciam, em lados opostos do livro, uma viagem para o encontro!
este é o livro, custa 12 euros e é imperdível...
Nós adorámos e vocês gostavam de lá ir??? 

Saibam mais aqui:


sábado, 17 de novembro de 2012

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Leituras de fim de semana :)

Para quem não a faz... lembre-se de a ler e recordar, pois daqui a uns meses nem a isto temos direito... de ler e ter prazer no que lemos... estamos rodeados de noticias da treta... desculpem o desabafo nem sou nada destas coisas de cores e lados... eu ainda sou muito monárquica, pois adoro o meu Palácio de Mafra, até já lá vivi durante dois dias... (Cancancanca... é como ri o meu filhote)...
Hoje deu-me para isto, como me podia ter dado para pior, não culpo ninguém mas estou revoltadita... enfim amanhã vou refletir melhor enquanto ouvir mais noticias na fila matinal...

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

CONCERTOS PARA BEBÉS | Um bebé latino americano


"Um projeto de Paulo Lameiro.
 
Encontrámos o David Ramy a cantar para uma bebé. Ele canta com duas caixas. Os bebés adoram caixas. Uma das caixas tem 6 cordas apertadinhas que vieram de Cuba, elas dançam com o Ramy para as crianças. A segunda caixa não tem cordas que se vejam, mas o David pinta-a com muitas cores e canta com ela, com a caixa sem cordas
.
Canções lindas da Argentina e do Perú, mas sempre com Cuba no coração. O Paulo, a Cristiana, a Isabel e a Ana bem tentam cantar como o David, mas falta sempre alguma coisa. A Inesa vai dançar, e todos vamos voar sobre o Atlântico. Que alegria boa vai deixar o David nas caixinhas de quem se lhe juntar.
Ninguém vai ficar cá... 

Os Concertos para Bebés são uma produção portuguesa pioneira no domínio das artes performativas para a primeira infância. Tiveram início em novembro de 1998 numa cidade no centro de Portugal, Leiria, e é seu autor o professor e musicólogo Paulo Lameiro. Têm a sua origem no trabalho com bebés desenvolvido pela Escola de Artes SAMP desde 1991 no programa Berço das Artes e são fortemente inspirados pela Teoria de Aprendizagem Musical do professor e pedagogo norte-americano Edwin Gordon.

Depois de percorrerem as principais salas de concerto portuguesas estão presentes na programação de algumas das principais salas de concerto da Europa.

Indicado para crianças dos 3 meses aos 3 anos

Preços:
Adulto + bebé até 18 meses (42 lugares em almofadas): 17,50 euros
Adulto + bebé dos 19 aos 47 meses (33 lugares em almofadas): 17,50 euros
Público com mais de 47 meses (105 lugares em cadeiras): 12,50 euros
Sem descontos.
Aos bebés até aos 47 meses só será permitida a entrada com bilhetes de almofada."

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

"... e os pius pius perto de nós..."

É uma ideia bem engraçada, experimentem aí em casa... eu experimentei e deixei os miúdos loucos, até o meu Lourenço de 4 meses fica num "xitex" quando os vê...

sábado, 19 de maio de 2012

Conta lá...



O Contalá é um site sobre livros e leitura voltado para o público infantil. Nos vídeo-books, são lidos livros infantis pela contadora de histórias, a Elsa Serra. O Contalá é um incentivo à leitura, um estímulo ao imaginário infantil. 

Este é um site óptimo para divulgar os livros ilustrados de que tanto gostámos, de editoras maravilhosas, aquelas com olho para a coisa ! Cheio de palavras repletas de valores e mensagens e ilustrações que nos fazem viajar...

Entra ouve uma história e diverte-te!

Hoje é um dia de sorte...

http://www.contala.net/home.html

sábado, 12 de maio de 2012

sexta-feira, 30 de março de 2012

Páscoa na Quintinha


Caça ao ovo...
 
Quintinha Pedagógica de Monserrrate
Sintra


A Quintinha de Monserrate enche-se de cores, cheiros e sabores de festa. Desta vez, prepara-se a celebração da Páscoa e os convidados poderão aprender a fazer os deliciosos folares da Quinta. Neste dia festivo os anfitriões têm um desafio para propor: uma caçada aos ovos de Páscoa que se encontram muito bem escondidos nos vários recantos da Quintinha. Será que é único dia do ano em que os coelhos da quinta põem ovos? Quem conseguir encontrar mais ovos ganhará um presente surpresa e terá a honra de ajudar a servir o folar à hora do lanche. (Parceria com a Lua Singular)

Hora: 15h00
Duração: 2h
Recomendado para famílias com crianças a partir dos 4 anos
8 euros/participante

Todas as atividades são de lotação limitada e requerem inscrição prévia.

Informações para público e reservas:
Núcleo de Programação e Ambiente
Tel.: 21 923 73 00
Email: npa@parquesdesintra.pt

domingo, 25 de março de 2012

quinta-feira, 22 de março de 2012

A não perder...

Brinquedos e Jogos da Ásia

Até 31 de Março de 2012, Museu do Oriente


O mikado, toda a gente sabe, nem que seja pelo nome, veio da China. Mas quantas pessoas saberão que o xadrez foi inventado na Índia ou que o pião foi reinventado na Coreia? Esta exposição desvenda as origens asiáticas de muitos dos brinquedos que hoje em dia fazem as delícias das crianças em todo o mundo. Esta será certamente uma maneira engraçada de agradar adultos e crianças num dia dedicado à família...




Local:

Museu do Oriente
Av de Brasília - Edif Pedro Álvares Cabral, (Doca de Alcântara - Norte),

Horário:

De Terça a Domingo, 10.00-18.00. 

Sexta: horário prolongado até às 22.00, com entrada gratuita a partir das 18.00.

Preço:

5€

Telefone:

21 358 5200





domingo, 4 de março de 2012

Um cheirinho a Dia do Pai...








Para se deliciarem juntinhos....

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

O nosso presente de Natal...






Esperamos que tenham gostado e usado... estas argolas de guardanapo fizeram parar os mais curiosos que nos íam espreitando... cá para nós...estão lindas!