Mostrar mensagens com a etiqueta Visitas de Estudo. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Visitas de Estudo. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 17 de abril de 2017

Bebés e Crianças pequenas no Museu...Sim!

Fomos ao Museu...
Temos como princípio humanizador:
Educamo-nos com tudo e com todos...
Desta vez quisemos mostrar o museu aos bebés e crianças do CSPIN!
E porquê?
Temos a ideia do museu como espaço artístico-cultural que deve promover continuamente o encontro, a experiência dos bebés e crianças pequenas com a arte de diferentes tempos, estilos e povos, tendo os seus modos singulares– em relação ao público adulto – de apreciação e exploração.
As memórias servem-nos até certo ponto, traem-nos por vezes como se outras versões de nós próprios se tratassem. Mas as experiências essas ninguém nos pode tirar!
Explorar na primeira pessoa é potenciar a aprendizagem e emoção, de tal forma que cria de imediato uma predisposição e curiosidade pelo que nos rodeia, transformando-nos para sempre. Se acontece com os adultos porque não com as crianças?
Esperamos muito quando saímos para tocar, mexer, experimentar, se assim não fosse não saíriamos do nosso espaço de conforto regular: a nossa creche!
Educuidar é isto ... É acreditar que mesmo com horas de planeamento, esforço fisico acrescido e trabalho triplicado tudo vale mesmo a pena!
No museu envolvidos por olhares, gestos, expressões que os ajudem a descobrir e fluir a arte que ali encontram, acreditamos que ampliaram as suas formas de ver o outro, o mundo, a arte e criarão significados autênticos, produzindo uma nova cultura, a deles, só a deles!
Acreditamos muito nos bebés e crianças do CSPIN!
Deixamo-vos algumas das marcas que trouxemos connosco!




sexta-feira, 1 de abril de 2016

Visita ao oceanário...

Fomos ao oceanário, depois de semanas de preparação com a família e comunidade conseguimos cumprir o nosso objetivo!
Avós, crianças, comunidade e famílias foram à descoberta e o que parecia difícil tornou-se num momento partilhado por todos e vivido com grande serenidade e felicidade!

"Adequação humana...
Os bebés como em qualquer outra idade vivem se experienciarem... Vivem de vida ...
Experienciar, socializar, interagir, comunicar ... o primeiro curriculo que a escola e a comunidade deveriam providenciar a um bebé desde que nos chega!"











quinta-feira, 20 de março de 2014

ILUSTRARTE 2014






SIMPLESMENTE MARAVILHOSO...

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Vermelho... e podia ser uma cor qualquer mas não é...


Fomos à exposição interativa no Museu das Crianças, um lugar que aprecio bastante... pela qualidade pedagógica do conceito de exposição itinerante, pelas oficinas de exploração sensorial e pelo cuidado e apreço pela estética! É sempre uma delicia descobrir cada recanto deste lugar!

E não é que mais uma vez fui surpreendida...agora pela qualidade de materiais ao dispor de todas as crianças e pelo surpreendente acompanhamento lúdico-pedagógico da equipa do museu! Realmente um museu de e para crianças!

A exposição interativa "Vermelho" despertou os nossos sentidos para a cor vermelha e para a sua ligação com o corpo humano.Quando nos apaixonamos coramos, ou avermelhamos, o sangue que nos corre nas veias, é vermelho,  a maior parte dos nossos órgãos é de cor vermelha, quando temos muito calor a nossa pele fica avermelhada... e tantas outras descobertas que adoramos saber!

Nesta exposição descobrimos não só o vermelho no corpo humano, como na Arte, nos vários países, na estrada, nos sentimentos e nos brinquedos! 

Foi uma experiência que recomendamos vivamente!!!

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Quando for grande...quero ser educadora...


Uma grande peça de teatro... Adorámos...

Foi uma abordagem super pedagógica, envolveu imensas áreas do saber e ainda com uma expressão atual e apelativa ao olhar das crianças. 

Ser educadora tem destas coisas, tenho a sorte de ir conhecendo estas ofertas culturais para os mais novos!

O enredo da peça:

A história passa-se numa cidade com muitas casas e casinhas, cada uma da sua cor. A escola desta cidade, era a única que estava quase pálida, e as suas paredes já pareciam cansadas de ficar em pé. Nunca ninguém se preocupou em reformá-la, até que um dia, anunciaram que ela estava em perigo de cair. Já ninguém lá poderia entrar. Peça a peça, o público vai acompanhar a vida desta comunidade. Vai participar da construção de uma nova escola. Vai envolver-se nos sentimentos e nos esforços da professora Arlete. 

De uma forma muito divertida, o espetáculo apresenta as profissões e as suas características, num desfile fantástico de cenários e figurinos, todos eles construídos como se fossem um LEGO gigante. Muito bom não me canso de elogiar!!!

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Descobrir Amadeo...


Na Gulbenkian, dentro do Museu de Arte Moderna na exposição de Amadeo de Souza Cardoso fomos grande apreciadores de Arte... foi surprendente ver o quão cada uma de nós apreciou e explorou esta visita. A orientação da nossa guia, Rita, foi brilhante... ao longo da viagem, pela exposição, a Rita foi tirando do seu colete, de Amadeo, vários objetos que de uma maneira ou de outra estavam ligados à obra que apreciavamos. Interessante também, foi perceber como era a vida à 100 anos atrás, aprender como fazia as suas obras de arte e conhecer os seus gostos. Adorámos...

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Castelo de Bode...


Que visita espetacular... adorámos... por tudo o que vimos e sentimos!!!

segunda-feira, 4 de março de 2013

Metropolitana de Lisboa


Fomos à Escola de Música Metropolitana de Lisboa... e foi fantástica esta visita, aprendemos tanto que a Vera até teve de escrever todas as informações num papel, para ninguém se esquecer!

Aprendemos o que são instrumentos de percussão de sopro e de cordas; percebemos a diferença entre um violino e uma viola de arco, (o que vimos nas fotografias); percebemos que as teclas do xilofone têm a mesma disposição das do piano; descobrimos que a caixa de rufo tem um pedal para fazer vários sons diferentes, como se ouve no circo; vimos que o clarinete se desmonta em 5 peças, como lego ... como vêm as informações foram mais que muitas!

E ainda tivemos tempo para experimentar todos os instrumentos que vimos, o tímpano, a caixa de rufo, o xilofone, a viola de arco e o clarinete... adorámos!!!! 

Em nome da DIESE obrigada Joana, João, Marco e Susana pela manhã fantástica!!! 

(acho que não me enganei nos nomes, se acontecer... um obrigada a toda a equipa que se disponibilizou para tão bem nos receber)

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Oceanário


Esta foi uma grande visita de estudo... por tudo... mas principalmente pelas descobertas, pela a alegria e pela partilha com os amigos da sala da Marta que foram connosco, e pela primeira vez...

Foi uma manhã em grande, adorámos tudinho, os peixes-palhaço, tubarões, raias, garoupas,mantas, os mergulhadores que lá andavam a limpar os aquários... ah... e os leões-marinhos, os pinguins... bem o melhor é parar... foi tudo ESPETACULAR!!!

No fim e para abrilhantar o momento, surge a pergunta:

Oh Vera, porque é que o peixe-palhaço se chama peixe-palhaço? - e lá vamos nós para mais um projeto!!!

São estes momentos vividos em pleno e de encontro a uma realidade que existe mesmo, que nos tornamos cada vez mais curiosos, perspicazes e com vontade de descobrir cada vez mais... a isto chamamos aprendizagens significativas através de uma pedagogia em movimento que apela à cooperação e partilha depois da descoberta!

Aguardem por mais novidades!

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

A história que não queria ser livro...


Fomos assistir à peça teatral "A história que não queria ser livro", na Culturgest, e confessamos que as interpretações da sala da Vera foram várias...

1. A história andava a fugir porque só queria jogar ténis e não queria entrar para as folhas dos livros;

2.Os meninos das raquetes fugiram da história;

3.Os amigos só queriam brincar, não queriam ir para os livros.

No entanto, o que todos percebemos é que a história uniu dois amigos que andavam desencontrados e nós ficamos contentes por isso!!!

Foi uma manhã bastante divertida!

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Projeto Yara-Iara... com Margarida Botelho no seu melhor!



Hoje foi assim, tivemos a sorte o privilégio de participar neste projeto e partilhar com uma equipa fantástica, a equipa da fábrica das artes incluindo a grande Margarida Botelho, e a Sala da Mariana, as nossas emoções e fantasias... fomos de viagem até à floresta Amazónia e descobrimos tanto sobre esta floresta e quem lá vive. 



Curiosidades que descobrimos nesta visita:

  • A Margarida já fez outras viagens sempre no âmbito comunitário-cultural, quando foi a Moçambique nasceu o livro "Eva";
  • O livro "Yara-Iara", este que nos foi apresentado, foi todo feito em maquete e depois fotografado para surgirem as páginas do livro;
  • As caras que vemos como personagens que encontramos no livro são todas de meninos da comunidade de indios Kayapó;
  • Yara é uma menina kayapó que vive na AMAZÓNIA, num país chamado BRASIL, e Iara é outra menina, (no livro é a própria Margarida com 6 anos que a representa), mas que vive na Europa, num país que poderá ser Portugal. Ambas iniciam, em lados opostos do livro, uma viagem para o encontro!
este é o livro, custa 12 euros e é imperdível...
Nós adorámos e vocês gostavam de lá ir??? 

Saibam mais aqui:


segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Museu Berardo

Não se esqueçam.... quarta-feira vamos ao museu Berardo participar numa visita jogo... não se esqueçam temos de estar até às 9h15 na escola...

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Castelo de Bode....


Aqui ficam os melhores dos melhores momentos que vivemos na quinta da nossa escola! Foi um dia muito bem passado não acham???

sexta-feira, 5 de março de 2010

Exposição na Culturgest



Visita à exposição do escultor Koenraad Dedobbeleer e participação no atelier "Dar com a língua nos dentes"!
---
Confesso sem qualquer tipo de problema que durante a visita o que mais apreciámos foi mesmo este jogo de criar, com várias instalações da exposição, um espaço de rua e uma sala de estar, e a criação da nossa própria instalação...
---
Vejam bem ...somos ou não grandes artistas plásticos...
---
É preciso ter uma grande sensibilidade e respeito por esta forma de ver o mundo da escultura... e verdade seja dita os meus meninos são um espanto... pela forma como falaram com a guia durante a visita pela Culturgest estão muito à frente! Que orgulho!
---
"Instalação da Sala da Vera" - nome dado pelo grupo ... reacção da guia: gargalhada de espanto

quinta-feira, 12 de março de 2009

Uma viagem pelos sentidos...


MUSEU DAS CRIANÇAS... a surpresa da semana!

Uma visita de estudo diferente e fantásssssstica!!!!!

Adorámos!!!

Esta visita foi realizada no âmbito do nosso Projecto "Os cinco sentidos", por ter sido tão interessante achámos pertinente deixar, não só aqui, algumas fotos para partilhar convosco, como também, através deste post, comunicar as nossas descobertas e grandes momentos aos amigos da sala da Marta, pois foram eles que nos sugeriram este exposição única, real, lúdica, experimental e bastante interactiva!!! 

Vamos partilhar tudinho também com as restantes salas da nossa escola, tal não foi o entusiasmo... este Projecto ficou bastante mais organizado e com algumas curiosidades e dúvidas já esclarecidas! 

Agora a Miana, (o apoio do Projecto) e o restante grupo do Projecto quando o finalizarem terão algumas surpresas durante a comunicação... já que ficámos verdadeiros especialistas sobre os cinco sentidos e o cérebro... como reforçam alguns!!!




















sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Projecto dos Bombeiros


Visita de Estudo ao Quartel de Bombeiros Sapadores de Alvalade...

Apreciem e deliciem-se: