Mostrar mensagens com a etiqueta Culinária. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Culinária. Mostrar todas as mensagens

sábado, 30 de novembro de 2013

Uma saborosa tortilha de batata...

Recebemos o Feder, pai da Caetana e da Carmen, que nos veio ensinar a fazer tortilha de batata!



As duas salas em conjunto, com a ajuda do Feder prepararam os ingredientes: batemos ovos, descascámos e ajudámos a cortar batatas, já na cozinha o Feder, a Isabelinha e a Adi fritaram as batatas. Assistimos a toda a preparação e confeção muito entusiasmados e  no final chegou a parte mais deliciosa: comer a tortilha.... e de uma forma partilhada! A sala da Vera e a sala da Marta Reis e Mariana fizeram um mega almoço e todos juntos experimentámos esta receita espanhola...

Foi uma manhã diferente, muito animada e que nos permitiu aprender bastante.

Ahora en español ... Gracias padre Feder! Nos encantó la visita y la receta ...
Vuelve a menudo .... Atención! Que esto era la traducción traductor google ...

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Vamos começar pela sopa!

"AHHHH as saudades que tivemos da escola, ( disseram alguns pais logo no primeiro dia)... Eles já nem a sopa comiam"!!!

E não é que a escola, o  trabalho em equipa, a amizade, o espirito de partilha foram os ingredientes secretos de uma bela sopa!?

 Na hora do conto construimos uma história, "A sopa dos amigos", depois de a contarmos aos amigos da sala de estudo surgiu a ideia de fazermos nós, uma bela sopa!

Pedimos o contributo das famílias e claro todos ajudaram, fomos também à loja do Sr. Adelino comprar uns legumes que nos falatavam e cheios de entusiasmo fizemos uma bela sopa de alho françês! Todos comeram e alguns repetiram.... os segredos não vos vamos contar!!!

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Doce de abóbora à moda da Nini...

Pois é ... pois é ....este post foi prometido e voilá... lá saiu o belo doce de abóbora! 
Para o fazer contámos com a ajuda e mimo fundamental da nossa Anita, dos bebés, que mexeu, e mexeu, e mexeu durante um bom tempinho... para o doce não pegar e ficar com um a textura mais espessa para podermos comê-lo não só nas bolachinhas como no pão!!! 








Ficou ótimo.... aqui fica a receita:


Ingredientes:
1 quilo de abóbora descascada
3 chávenas de açúcar
2 canelas em pau pequenas

Modo de preparo
  1. Cortámos a abóbora em cubos pequenos
  2. Colocámos todos os ingredientes numa panela e levámos para a cozinha, onde a Anita e o Sr. Pedro puseram no fogão, em lume brandinho. 
  3. Quando os cubos derreteram, amassámos com uma colher de pau e deixámos mais um pouco. 
  4. No final deixámos arrefecer e.... nham nham com bolachinhas integrais...
É claro partilhámos com os amigos...
Obrigada Nini pela doçura e ajuda... gostamos muito de ti...

_____________________________________________________________________
:) Coisas minhas...
O SABOR desta receita fez-me  lembrar as tardes de cozinha e tertúlia com a minha mamita, tardes de Inverno nos domingos de caçada... coisa boa.... 
"O tempo passa, mas as lembranças ficam..." quem disse... digo eu
_____________________________________________________________________

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Sopinha de abóbora...
















O David e a família ofereceram à nossa sala uma abóbora... trouxeram-na da horta dos avós em Évora! 
Com esta partilha decidimos entrar no mundo da agricultura... para além de muitas descobertas sobre frutas, legumes e outras sobre a terra e o campo também metemos as mãos na massa, hoje foi uma sopinha de abóbora e outros legumes, estava deliciosa, até tivemos convidado especial!
Para a semana será doce de abóbora e qualquer dia pevides para degustação, (estamos à espera que sequem para as assar no forno)... Nham nham...
Obrigada Família Silva pela partilha...em nome da sala e da escola pois escusado será dizer que todos tiraram proveito desta partilha....

domingo, 18 de abril de 2010

Scones





A unidade de medida foi uma colher de sopa!
--
Experimentem... são óptimos!!!
Com manteiga ou doce e cházinho para acompanhar é uma delicia, o melhor dos sabores para aproveitar estas tardes de chuva primaveril!

terça-feira, 6 de abril de 2010

Crepes de Maçã


Esta tarde a Sala da Teresa convidou-nos para fazer e saborear crepes de maçã ... E lá fomos nós... aceitamos o desafio cheios de curiosidade pois nunca tínhamos feito crepes.
Assim que chegámos metemos mão na massa, no recheio e depois de 5 minutos os nossos crepes estavam prontos...foi muito simples..
E voilá... assim tivemos um lanche doce, partilhado e cheio de cumplicidade!
Obrigada Sala da Teresa pela agradável surpresa, a interacção foi bem interessante...
Vamos repetir com certeza!


nn
Receita de Crepes da Sala da Teresa:

1. Descascámos e partimos a maçã em quadradinhos;
2. Levámos a maçã ao lume com açúcar e canela, apenas uns minutos de maneira que tudo se envolva e não se derreta;
3. Pusemos o recheio por cima dos crepes;
4. Enrolámos os crepes e levámos ao forno durante 5m.
5. Polvilhámos os crepes com açúcar e canela, a gosto.

Experimentem...

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Muffins com sabor a mimo...



A Tia da nossa Leonor vai viver para o Luxemburgo e decidiu fazer uma festa aqui na nossa sala!!!!

Nós adorámos!!!

A Tia Trouxe os Muffins de chocolate e nós fizemos o recheio!

Cada um de nós decorou o seu vejam como ficou...

Obrigada Tia Tata... e boa sorte... vai passar rápido vai ver!!!

Beijo gigante de todos os meninos da Sala da Vera... e muito obrigada pela visita calorosa!!!!

Bolinhos de Alecrim




Fizemos bolinhos de alecrim no Dia da Alimentação!!!

Estavam deliciosos e a dose extra de alecrim que colocamos na nossa receita valeu bem a pena pois adoramos o sabor e a textura destas ervas aromáticas!!!

Aqui fica a receita:

* 400g. de farinha
* 250g. de manteiga derretida
* 4 colheres de sopa de leite
* 4 a 6 colheres de sopa de açúcar
* pingos e raspa de um limão
* folhinhas de alecrim, a gosto ( no nosso caso pusemos cerca de 8 colheres de sopa)

Agradecemos à família Barros Dionísio pela receita!!!

Experimentem...

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Queremos fazer... PIZZA!!!!

Depois de percebermos em anos anteriores que o Queremos Fazer, da coluna do Diário, funciona... agora já não perdemos oportunidades..

Já organizámos uma coreografia com uma música super relaxante de Rodrigo Leão, já fizemos uma Passagem de modelos e agora planeámos um grande momento de culinária!!!

Queríamos fazer e fizemos... Fizemos Pizzas!!! Ficaram deliciosas e ainda conseguimos oferecer a todos os crescidos da nossa escola, um grande momento de partilha, sabor e amizade!







sábado, 28 de março de 2009

Pastéis de Nata...

Recebemos a visita da Mãe da Sofia aqui na escola... a Dina ofereceu-nos um momento espectacular de culinária.... e os Pastéis de Nata que ficaram óptimos foram alvo de cobiça em toda a escola... prometemos a todos repetir a receita!!!
Depois de tamanha e árdua tarefa ainda estávamos entusiasmados para perceber realmente como se chamam estes deliciosos pastéis...

-São Pastéis de Nata ou Pastéis de Belém? - pergunta a nossa Inês Costa e de imediato os amigos a apoiaram num breve estudo... e claro... pesquisámos, descobrimos, construímos um cartaz e comunicámos aos amigos!!!

É assim MOVIMENTO... muito MOVIMENTO na nossa sala!!!

Descobrimos então que os famosos Pastéis de Belém também podem ser chamados de Pastéis de Nata, pois são feitos de natas, a origem já vem de há muito tempo, 1859, e tudo começou nas cozinhas dos monges do Mosteiro dos Jerónimos, daí Pastéis de Belém...

Aqui fica a receita...

Ingredientes:

  • 1 pacote de massa folhada fresca- de compra;
  • 5 dl natas;
  • 9 gemas;
  • 9 colheres de sopa de açúcar;
  • casquinhas de limão, (4 ou 5).
Preparação:

Para fazer o recheio, bater as gemas com o açúcar durante uns minutos e levar ao lume em banho-maria.
Acrescentar as natas e as casquinhas de limão e ir mexendo até engrossar, esperar uns segundinhos.
Quando o creme estiver mais frio, deitar uma colher sobre cada forma forrada com a massa folhada.
Leve ao forno, até a massa estar cozida e o creme tostado.
Polvilhe com açúcar e canela e sirva quente.
Vejam só como fizemos... o segredo está na massa...













.





















terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Receita: Bolinhos Geométricos


1-Cortar em pedacinhos 225g de manteiga e misturar 250g de farinha.

2-Envolver a massa com os dedos, depois incorporar 100g de queijo ralado, uma pitada de sal, um pouco de pimenta e, se possível, gengibre em pó.

3-Juntar um copinho de água.

4-Fazer uma bola e deixar repousar duas a três horas.

5-Estender a massa com o rolo e pedir às crianças para as recortar de formas variadas (círculos, quadrados, triângulos e outros) com um copo, um faca de ponta redonda ou ainda outras formas.
6-Podemos cobrir com uma camada de açúcar, clara de ovo e polvilhar com queijo antes de meter a massa, esta já dividida em formas, sobre um tabuleiro untado com manteiga.

7-Colocar os bolinhos no forno quente (termóstato 7).

8-Deixe cozer 15 minutos.

9- Saboreie...

10- ... e delicie uns belos bolinhos geométricos!!!


Retirado de "150 Actividades para Crianças (3 anos)"; Catherine Vialles; Edições Asa"

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Receita: Queijadas à Dionísio...

A prometida e famosa receita....UMMMMMMM


Ingredientes:

* 1 Litro de Leite Meio Gordo
* 50 gr de manteiga
* 200 gr de Farinha
* 600 gr de Açúcar
* 8 Ovos
* 1 colher chá de Baunilha (açúcar baunilhado)

Modo de Preparação:

Levamos o leite a aquecer juntamente com a manteiga até esta derreter.
Numa tigela juntamos o açúcar, a farinha e a baunilha.
De seguida juntam- se os ovos um a um.
Depois de tudo bem misturado, junta-se o leite em fio.
Barra-se as formas com manteiga e enchem- se até 2/3.
Leva-se ao forno previamente aquecido durante 20 minutos a uma temperatura de 200 °.

Desenforma-se e coloca-se em formas de papel e para quem goste, pode- se polvilhar com canela.

Bom Apetite!!!

P.S: Para quem ache que não consegue fazer esta receita, pode sempre recorrer aos profissionais da Escola de Cozinheiros Piloto Diese, diz a mãe P.D.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Queijadinhas à Dionísio

Ontem tivemos mais uma visita espantosa na nossa sala! A mãe da R.D. veio passar a manhã connosco!!! E fez-nos grandes surpresas!


Primeiro trouxe-nos uns chapéus de pasteleiro para colocarmos durante a confecção das nossas queijadinhas de leite;
Trouxe-nos também a receita (ingredientes e passos da preparação), de uma forma engraçada. Cada menino ficou com um papel em que tinha uma tarefa para fazer, portanto tivemos 18 tarefas, ora partir os ovos, ora pesar ou mesmo mexer com muito cuidado;

No final tivemos direito a umas belas queijadinhas de leite, saborosas e bem tostadinhas, um diploma de bom desempenho como pasteleiro e um momento delicioso de hora do conto. Ouvimos a história "Vaca de estimação", de Luísa Ducla Soares, contada a dois, ou melhor a duas ... pela mãe P.D. e pela filhota R.D.!!!!!

Adorámos esta manhã... obrigada MÃES da nossa sala ... têm surpreendido tudo e todos!!!

E os PAIS como é!!??? Olhem que já existem "PAIS candidatos", das outras salas, para cá virem à nossa sala ... fiquem atentos... e apareçam .... nós íamos adorar!!!!

domingo, 2 de novembro de 2008

Receita: Doce Real ....

Na sexta-feira fizemos um doce para a nossa sobremesa e partilhamos com os amigos das outras salas!

Este doce tem uma poção mágica que no tempo dos príncipes e princesas dava força aos guerreiros e transformava os inimigos em amigos... nunca existiam guerras! - Esta foi a história criada por alguns amigos da sala, enquanto discutíamos qual o nome para este doce! Aqui fica a receita ...
................................................................................
Ingredientes:

-2 pacotes de Natas, (250 ml)

-1 lata de leite condensado

- 2 pacotes de bolachas de chocolate (tipo Filipinos)
.....................................................................................................
Preparação:

Partir numa tigela ou triturar os Filipinos de modo a ficarem pequenos pedaços.Numa tigela à parte, misturar as natas com o leite condensado.Depois de muito bem misturado deitar os Filipinos partidos e misturar novamente.Levar ao congelador se quiser comer como gelado no Verão ou ao frigorífico se preferir como doce, foi a opção que escolhemos!
Experimentem é uma delícia...