Nesta casa partilho... a corrida os lugares e as culturas da infância...
sábado, 30 de novembro de 2013
Uma saborosa tortilha de batata...
sexta-feira, 6 de setembro de 2013
Vamos começar pela sopa!
E não é que a escola, o trabalho em equipa, a amizade, o espirito de partilha foram os ingredientes secretos de uma bela sopa!?
Na hora do conto construimos uma história, "A sopa dos amigos", depois de a contarmos aos amigos da sala de estudo surgiu a ideia de fazermos nós, uma bela sopa!
Pedimos o contributo das famílias e claro todos ajudaram, fomos também à loja do Sr. Adelino comprar uns legumes que nos falatavam e cheios de entusiasmo fizemos uma bela sopa de alho françês! Todos comeram e alguns repetiram.... os segredos não vos vamos contar!!!
segunda-feira, 15 de outubro de 2012
Doce de abóbora à moda da Nini...
- Cortámos a abóbora em cubos pequenos
- Colocámos todos os ingredientes numa panela e levámos para a cozinha, onde a Anita e o Sr. Pedro puseram no fogão, em lume brandinho.
- Quando os cubos derreteram, amassámos com uma colher de pau e deixámos mais um pouco.
- No final deixámos arrefecer e.... nham nham com bolachinhas integrais...
O SABOR desta receita fez-me lembrar as tardes de cozinha e tertúlia com a minha mamita, tardes de Inverno nos domingos de caçada... coisa boa....
_____________________________________________________________________
quinta-feira, 11 de outubro de 2012
Sopinha de abóbora...
O David e a família ofereceram à nossa sala uma abóbora... trouxeram-na da horta dos avós em Évora!
domingo, 18 de abril de 2010
terça-feira, 6 de abril de 2010
Crepes de Maçã
nn
Receita de Crepes da Sala da Teresa:
1. Descascámos e partimos a maçã em quadradinhos;
2. Levámos a maçã ao lume com açúcar e canela, apenas uns minutos de maneira que tudo se envolva e não se derreta;
3. Pusemos o recheio por cima dos crepes;
4. Enrolámos os crepes e levámos ao forno durante 5m.
5. Polvilhámos os crepes com açúcar e canela, a gosto.
Experimentem...
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
Muffins com sabor a mimo...

A Tia da nossa Leonor vai viver para o Luxemburgo e decidiu fazer uma festa aqui na nossa sala!!!!
Nós adorámos!!!
A Tia Trouxe os Muffins de chocolate e nós fizemos o recheio!
Cada um de nós decorou o seu vejam como ficou...
Obrigada Tia Tata... e boa sorte... vai passar rápido vai ver!!!
Beijo gigante de todos os meninos da Sala da Vera... e muito obrigada pela visita calorosa!!!!

Bolinhos de Alecrim
Fizemos bolinhos de alecrim no Dia da Alimentação!!!
Estavam deliciosos e a dose extra de alecrim que colocamos na nossa receita valeu bem a pena pois adoramos o sabor e a textura destas ervas aromáticas!!!
Aqui fica a receita:
* 400g. de farinha
* 250g. de manteiga derretida
* 4 colheres de sopa de leite
* 4 a 6 colheres de sopa de açúcar
* pingos e raspa de um limão
* folhinhas de alecrim, a gosto ( no nosso caso pusemos cerca de 8 colheres de sopa)
Agradecemos à família Barros Dionísio pela receita!!!
Experimentem...
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
Queremos fazer... PIZZA!!!!
Já organizámos uma coreografia com uma música super relaxante de Rodrigo Leão, já fizemos uma Passagem de modelos e agora planeámos um grande momento de culinária!!!
Queríamos fazer e fizemos... Fizemos Pizzas!!! Ficaram deliciosas e ainda conseguimos oferecer a todos os crescidos da nossa escola, um grande momento de partilha, sabor e amizade!
sábado, 28 de março de 2009
Pastéis de Nata...
Ingredientes:
- 1 pacote de massa folhada fresca- de compra;
- 5 dl natas;
- 9 gemas;
- 9 colheres de sopa de açúcar;
- casquinhas de limão, (4 ou 5).
Para fazer o recheio, bater as gemas com o açúcar durante uns minutos e levar ao lume em banho-maria.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009
Receita: Bolinhos Geométricos

3-Juntar um copinho de água.
quarta-feira, 19 de novembro de 2008
Receita: Queijadas à Dionísio...
A prometida e famosa receita....UMMMMMMM
Ingredientes:
* 1 Litro de Leite Meio Gordo
* 50 gr de manteiga
* 200 gr de Farinha
* 600 gr de Açúcar
* 8 Ovos
* 1 colher chá de Baunilha (açúcar baunilhado)
Modo de Preparação:
Levamos o leite a aquecer juntamente com a manteiga até esta derreter.
Numa tigela juntamos o açúcar, a farinha e a baunilha.
De seguida juntam- se os ovos um a um.
Depois de tudo bem misturado, junta-se o leite em fio.
Barra-se as formas com manteiga e enchem- se até 2/3.
Leva-se ao forno previamente aquecido durante 20 minutos a uma temperatura de 200 °.
Desenforma-se e coloca-se em formas de papel e para quem goste, pode- se polvilhar com canela.
Bom Apetite!!!
P.S: Para quem ache que não consegue fazer esta receita, pode sempre recorrer aos profissionais da Escola de Cozinheiros Piloto Diese, diz a mãe P.D.
terça-feira, 18 de novembro de 2008
Queijadinhas à Dionísio
Ontem tivemos mais uma visita espantosa na nossa sala! A mãe da R.D. veio passar a manhã connosco!!! E fez-nos grandes surpresas! domingo, 2 de novembro de 2008
Receita: Doce Real ....
-2 pacotes de Natas, (250 ml)
Partir numa tigela ou triturar os Filipinos de modo a ficarem pequenos pedaços.Numa tigela à parte, misturar as natas com o leite condensado.Depois de muito bem misturado deitar os Filipinos partidos e misturar novamente.Levar ao congelador se quiser comer como gelado no Verão ou ao frigorífico se preferir como doce, foi a opção que escolhemos!

