Mostrar mensagens com a etiqueta CSPIN. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta CSPIN. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 24 de março de 2016

Convivio geracional para uma Páscoa Feliz!

E mais uma festa entre crianças e avós... desta vez para comemorar a Páscoa!
Foi uma festa cheia de surpresas e muita alegria... é tão bom estarmos perto um dos outros!
 
Obrigada a todos os que fizeram este momento possível!
 
 






terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Lembrem-se das músicas dos anos 80...


Os bebés adoram ouvir música, canções melodiosas e repetidas, sons da natureza ou de objetos (onomatopeias), muitas vezes temos famílias que nos perguntam o que lhes cantam?
Eis a resposta... canções da nossa infância, os famosos lalalala, melodia de uma canção com outra letra, repetições de sons, rimas, brincadeiras sonoras que os divertem a eles e muitas vezes também a nós... 
Aqui vos deixo um medley que cantava ao meu filhote... e funcionava! 
Como prometido partilho letras de algumas canções engraçadas para cantarem e brincarem com os vossos bebés...
Quem não se lembra destas canções, muitas delas repetidas nas escolas dos anos 80!
O medley...
Galinhas
Doidas, doidas, andam as galinhas
Para por o ovo lá no buraquinho
Raspam, raspam, raspam
P'ra alisar a terra
Picam, picam, picam
Para fazer o ninho
Arrebita a crista o galo vaidoso có-có-ró-có-có feito refilão e todo emproado com ar majestoso é o comandante deste batalhão.

Era uma vez um cavalo
Era uma vez um cavalo
Que vivia num lindo carrossel
Tinha orelhas espetadas
E o rabo era feito de papel
A correr (Tralalá)
A saltar (Tralalá)
Cavalinho nunca sai do seu lugar (Tralalá)
A correr (Tralalá)
A saltar (Tralalá)
Cavalinho nunca sai do seu lugar (Tralalá)

O pastorinho
Havia um pastorinho
Que andava a pastorar
Saiu da sua casa
E pôs-se a cantar
Dó Ré Mi Fá Fá Fá
Dó Ré Dó Ré Ré Ré
Dó Sol Fá Mi Mi Mi
Dó Ré Mi Fá Fá Fá
Chegando ao palácio
A rainha lhe falou
Alegre pastorinho
O seu canto me agradou
Dó Ré Mi Fá Fá Fá
Dó Ré Dó Ré Ré Ré
Dó Sol Fá Mi Mi Mi
Dó Ré Mi Fá Fá Fá

Os 3 gatinhos
Os 3 gatinhos
Perderam os chapelinhos
Puseram-se a chorar:
Ó mamã querida
Os nossos chapelinhos
Não os podemos achar
Perderam os chapelinhos?
Há que feios gatinhos
Então não vão brincar
Os 3 gatinhos
Acharam os chapelinhos
Puseram-se a cantar:
Ó mamã querida,
Os nossos chapelinhos podemos achar
Acharam os chapelinhos?
Ai, que lindos gatinhos...
Então já vão brincar
Miau, Frou, Frou!
Miau, Frou, Frou!
Então já vão brincar

O meu chapéu
O meu chapéu tem três bicos
Tem três bicos o meu chapéu.
Se não tivesse três bicos,
o chapéu não era meu.
-substituir por gestos ou sons: o meu; chapéu; tem; três; bicos.

Patinhos
Todos os patinhos
sabem bem nadar,
Cabeça para baixo
Rabinho para o ar
Quando estão cansados
da água vão sair,
da água vão sair
Depois em grande fila
P’ró o ninho querem ir
Depois em grande fila,
Para o ninho querem ir.

Papagaio louro
Papagaio louro
de bico dourado,
leva-me esta carta
ao meu namorado.

Come a papa, Joana come a papa
Come a papa, Joana come a papa
Come a papa, Joana come a papa
Joana come a papa.
1, 2, 3
Uma colher de cada vez
4, 5, 6
Era uma história de reis
E outra colher de papa.
7, 8, 9
Ainda nada se resolve
10, 11, 12
À espera que a mosca pouse
E outra colher de papa
13, 14 e meia,
A coisa não está tão feia. 15, 16, 17
Mais um pingo no babete
E outra colher de papa

  Tiro - Liro - Liro
Lá em cima está o tiro - liro
Cá em baixo está o tiro - liro - ló
Lá em cima está o tiro - liro
Cá em baixo está o tiro - liro - ló
Juntaram-se os dois à esquina
A tocar a concertina
A dançar o solidó.
Juntaram-se os dois à esquina
A tocar a concertina
A dançar o solidó.
Comadre, minha comadre,
Ai, eu gosto da sua pequena.
É bonita, apresenta-se bem
E parece que tem uma pele morena
É bonita, apresenta-se bem
e parece que tem uma pele morena

Três pombinhas
Lá vai uma, lá vão duas,
três pombinhas a voar,
uma é minha, outra é tua,
outra é de quem a apanhar.
Sete e sete, são catorze,
com mais sete são vinte e um,
tenho sete namorados,
e não gosto de nenhum.

Minha machadinha
Ah, Ah, Ah, minha machadinha
Ah, Ah, Ah, minha machadinha
Quem te pôs a mão, sabendo que és minha
Quem te pôs a mão, sabendo que és minha
Sabendo que és minha, também eu sou tua
Sabendo que és minha, também eu sou tua
Salta machadinha, para o meio da rua
Salta machadinha, para o meio da rua
No meio da rua, não hei-de eu ficar
No meio da rua, não hei-de eu ficar
Hei-de ir à roda, buscar o meu par
Hei-de ir à roda, buscar o meu par

Fui ao jardim da Celeste
Fui ao jardim da Celeste,
giroflé, giroflá,
fui ao jardim da Celeste,
giroflé, flé, flá.
O que foste lá fazer?
giroflé, giroflá,
O que foste lá fazer?
giroflé, flé, flá.
Fui lá buscar uma rosa,
giroflé, giroflá,
Fui lá buscar uma rosa,
giroflé, flé, flá.
Para quem é essa rosa,
giroflé, giroflá,
Para quem é essa rosa,
giroflé, flé, flá.
É para a menina (Maria),
giroflé, giroflá,
É para a menina (Maria),
giroflé, flé, flá.

Olha a bola Manel
O Manel tinha uma bola,
que rolava pelo chão
na calçada ela rebola,
deu-lhe uma dentada um cão
[refrão]
Olha a bola Manel,
olha a bola Manel
foi-se embora, fugiu
olha a bola Manel,
olha a bola Manel
nunca mais ninguem a viu
O Manel tinha uma bola,
mas por falta de atenção
lá deixou ele ir a bola
entre os dentes de um cão
O Manel tinha uma bola
mas agora não tem não
e a gente a ver se o consola
vai cantar esta canção

  Eu perdi o dó
Eu perdi o dó da minha viola
Da minha viola eu perdei o dó
Dormir é muito bom, é muito bom (bis)
É bom camarada, é bom camarada
É bom, é bom, é bom ...
É bom
Dó - ré - mi - fá - sol - lá - si
(dormir - remar - miminho - falar
solzinho .- lavar - silêncio)

Dó-Ré-Mi
Dó - Ré - Mi - a mimi
Mi - Fá - Sol - pelo sol
Fá - Mi - Ré - vai a pé
Mi - Ré - Dó - não tem pópó
Dó - Ré - Mi - eu cozi
Mi - Fá - Sol - um pão mole
Fá - Mi - Ré - p'ro café
Mi - Ré - Dó - da minha avó

Eu vi um sapo
Eu vi um sapo,
Um feio sapo
Ali na horta,
Com a boca torta
Tu viste um sapo,
Um feio sapo
Tiveste medo,
Ou é segredo
Eu vi um sapo,
Com guardanapo
Estava a papar
Um bom jantar
Tu viste um sapo
Com guardanapo
E o que comia
E o que fazia
Eu vi um sapo
A encher o papo
Tudo comeu
Nem ofereceu
Tu viste um sapo
A encher o papo
E o bicharoco
Não te deu troco
Eu vi um sapo
Um grande sapo
Foi malcriado
Fiquei zangado

Ti' Anica
Ti'Anica, Ti'Anica,
Ti'Anica de Loulé,
a quem deixaria ela
a barra do cachiné?
Olé! Olá!
Esta moda não está má.
Olá! Olé!
Ti'Anica de Loulé.
Ti'Anica, Ti'Anica,
Ti'Anica da Fuseta,
a quem deixaria ela
a barra da saia preta.
Olé! Olá!
Esta moda não está má.

Vá não custa nada... trautear faz bem a todos... experimentem!

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

A importância do toque na vida do bebé...





O toque para o bebé é como alimento, higiene ou repouso, é tão ou mais importante promover estas sensações quanto qualquer outra necessidade.
Os bebés são facilmente acalmados com o toque, com embalo, com movimentos repetidos e com calor. A resposta a estímulos através deste sentido promovem uma maior e saudável vinculação.
Através dos receptores da pele o bebé percebe a mensagem do toque (sentimento e/ou emoção), de várias maneiras: a forma de pegar, de limpar a boca, de tocar com um dedo no nariz, aconchegar ao colo, acariciar a face, todas estas mensagens que são diferentes de pessoa para pessoa são recebidas sobre a forma de amor, e é esta a mensagem mais importante no berçário dos nossos bebés!

sábado, 23 de janeiro de 2016

Projeto "Quais os animais que metem ovos?"


Esta semana a sala 2/3 anos, surpreendeu os bebés do Berçário, com um mobile especial...


A par do projeto "Quais os animais que metem ovos? a sala dos crescidos estão a descobrir várias curiosidades sobre alguns animais, mas não se esqueceram dos verdadeiros interesses dos bebés: explorar as texturas, cores e movimentos!







E assim se proporcionou mais um grande momento de partilha e cooperação entre salas...

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Inauguração do atelier de Artes plásticas... entre gerações!







Hoje foi dia da inauguração do Atelier de artes plásticas do CSPIN, para além de convidados especialíssimos que nos deram música ao som de acordeão, estiveram connosco:
GNR de Mafra-Secção de Programas Especiais e o Movimento é Vida (Grupo da Igreja Nova).
Fizemos uma aula de ginástica entre gerações, dançamos, conversamos, cantamos, convivemos e partilhamos uma alegria imensa por mais uma vez estarmos juntos!

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Mais um projeto... desta vez, para mudar o que nos rodeia!

Hoje fomos surpreendidos pela visita dos amigos Costa e Ribeiro! 

A GNR do nosso concelho tem equipas e ações, junto dos idosos, bastante dinâmicas e interessantes.

O Cabo Costa, como todos o chamamos carinhosamente, e o guarda Ricardo Ribeiro vieram passar a tarde com os avós para uma sessão de esclarecimento sobre as novas notas de 20€. 

Ao sermos visitados pelo comandante e restante equipa, é claro que não podíamos deixar passar... Convida-mo-los para visitar a nossa creche e conhecer de perto as nossas necessidades... falamos de tudo, pedimos o apoio, combinamos o esclarecimento e traçamos um plano para pôr de pé alguns dos nossos objetivos!

Para já, neste primeiro encontro, pedimos ajuda para pintar uma passadeira na nossa estrada, usa-mo-la muitas vezes para atravessar da nossa creche para passear na nossa aldeia e interagir com a comunidade. Bem sabemos que esta necessidade é urgente e que com parceiros tudo será mais fácil!

Obrigada Cabo Costa e Guarda Ricardo Ribeiro
Bem-hajam por nos ouvirem!



terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Afinal o Íbis...




Recomendamos vivamente... adorámos o novo espetáculo da companhia Andante...



Mais uma vez a Cristina e o Fernando, brilharam e surpreenderam! 


Desta vez a surpresa veio do chapéu em movimento, da musicalidade do poema de Fernando Pessoa, e de todos os arranjos e articulação entre as palavras e o livro/imagem que tanto transmitiu e inspirou!





Confesso que apesar de ter tido uma data de vicissitudes emocionais, que me derrubaram o sonho durante uns dias, agora já mais calma consigo ainda trautear o poema e rimas constantes que nos fizeram gracejar pela sua incoerência e originalidade...



Obrigada Cristina, Fernando e Andante!!!

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Praia...na nossa Ericeira!



Esta semana estamos a banhos na Foz do Lizandro... ou melhor a intenção era ficar pela Foz, mas depois de explorarmos a praia, a escola de surf e o meio envolvente junto à praia: dunas, caminhos de madeira, bares, zona de campo... decidimos mergulhar noutras praias... agora rumamos pelo Sul! Amanhã o cheiro a maresia e brincadeiras na areia vão deliciar-nos durante a manhã...

segunda-feira, 1 de junho de 2015

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Diário...

Quem disse que não podíamos dizer o que fazemos, ou propor o que queremos fazer!
O Diário na nossa sala serve para a memória do grupo, para comunicar, rever o que se fez e organizar planeando o que se quer fazer!
É bem bonito vê-los com 2 anos, a recontar o que fizeram, apontando para as imagens e desenhando com o dedo como que a escrever aquilo que nós os crescidos vamos escrevendo!
Descobertas deles e descobertas ainda maiores minhas... quem diria!

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Com 2014 a terminar...deixo literatura e inclusão ... que todos signifique todos...


O IBBY (Internacional Board on Books for Young People) é uma organização sem fins lucrativos que surgiu na Alemanha na década de 50 e que atualmente tem sede na Suíça. Seu principal objetivo é promover a compreensão internacional através de livros infantis e juvenis para:

*dar a todas as crianças a oportunidade deter acesso a livros com qualidade artística e literária;
* incentivar a publicação e distribuição de livros de qualidade, especialmente em países em desenvolvimento;
* fornecer suporte e treinamento para os envolvidos com crianças e literatura infantil;
* estimular a pesquisa e trabalhos acadêmicos no campo da literatura infantil;
* proteger e defender os Direitos da Criança.

Aqui vos deixo este site maravilhoso para repensarmos as nossas escolhas, as nossas leituras e acima de tudo as nossas ações...

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

A todos meninos e meninas um Bom Natal...

Aos meninos e meninas... aos pequenos, aos grandes, aos altos, aos baixos, aos magrinhos, aos fofinhos, aos ruivos, aos loiros, aos índios, aos cor de caramelo e aos da cor do chocolate, aos holandeses, aos brasileiros e aos portugueses, aos avós, pais, tios, padrinhos e madrastas, aos professores, pintores, cantores, empresários, cozinheiros, rececionistas, bartender´s, maneger´s, agricultores,  desempregados, aos que já foram ministros e aos que ainda não foram...um bom Natal!!!

Agora em particular aos meus... e no global ao Mundo inteiro... um simples e humilde Natal...

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Cooperar a brincar...




  
A entreajuda é dos valores que mais contribuem para um clima de interação social justo e equilibrado. 

Ensinar este princípio é tornar a criança num ser eficaz, pois rapidamente aprende que a ajuda faz parte da convivência, das trocas geracionais e da organização da vida em sociedade. 

...Eu ajudo-te agora
Tu ajudas-me depois
Ambos ganhámos
Em equipa será mais rápido 
Juntos pensamos melhor...

Só assim será mais fácil adquirir princípios de ação: 
Saber-estar, Saber-fazer, Saber-saber...

Na nossa escola é assim que aprendemos. 
A brincar nos baloiços, numa sessão musical, nas visitas aos avós do centro, na limpeza da horta,  na realização de projetos, ou nas saídas ao jardim ou ao páteo, em todos estes momentos existe uma especial atenção e estimulo à cooperação, partilha de descobertas e entreajuda ...

Estamos a aprender que é bom viver em comunidade...

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

No mundo dos bebés...temos...

Gargalhadas...

Soninhos descansados...

Descobertas...
Têm sido dias encantadores...

No berçário, as primeiras conquistas transformam-se rápidamente em momentos de crescimento individual e de partilha cultural.
Trazem-nos códigos de família e carateristicas únicas que os tornam especiais, cada um é especialista... mas todos nos dão uma mão cheia de energia e um coração repleto de calma e mimo!

segunda-feira, 1 de setembro de 2014