Mostrar mensagens com a etiqueta coisas de rústica. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta coisas de rústica. Mostrar todas as mensagens

domingo, 31 de agosto de 2014

Piloto Diese... a casa que me acolheu!


Não foi um adeus, foi um vou ali e já venho, não foi o fim, foi uma mudança... confesso que dolorosa mas com a certeza que esta foi e será para sempre a minha 1ª ESCOLA! Diese uma paixão!

Foi aqui que me formei, que descobri o que era ser e ter EQUIPA, neste espaço convivi e vivi com grandes PESSOAS, gente que contribui para o meu crescimento profissional e me deu muito ao nivel pessoal!

Este foi o lugar que tantas vezes me acolheu, nos momentos de pura felicidade e naqueles mais dificeis, aqueles em que a dor era mais do que fisica e só o ombro amigo, o olhar compreensivo e uma palavra sábia me poderia confortar... tive de TUDO nesta CASA... e hoje digo com toda a certeza que lá poderei encontrar o que sempre tive: AMIZADE, PARTILHA e muita DIVERSÃO!

Sei que poderei sempre voltar... que tudo será como se lá estivesse! Já pude comprovar!!!

Obrigada por tudo família... contem comigo para tudo... estarei sempre aí!

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Doce de abóbora à moda da Nini...

Pois é ... pois é ....este post foi prometido e voilá... lá saiu o belo doce de abóbora! 
Para o fazer contámos com a ajuda e mimo fundamental da nossa Anita, dos bebés, que mexeu, e mexeu, e mexeu durante um bom tempinho... para o doce não pegar e ficar com um a textura mais espessa para podermos comê-lo não só nas bolachinhas como no pão!!! 








Ficou ótimo.... aqui fica a receita:


Ingredientes:
1 quilo de abóbora descascada
3 chávenas de açúcar
2 canelas em pau pequenas

Modo de preparo
  1. Cortámos a abóbora em cubos pequenos
  2. Colocámos todos os ingredientes numa panela e levámos para a cozinha, onde a Anita e o Sr. Pedro puseram no fogão, em lume brandinho. 
  3. Quando os cubos derreteram, amassámos com uma colher de pau e deixámos mais um pouco. 
  4. No final deixámos arrefecer e.... nham nham com bolachinhas integrais...
É claro partilhámos com os amigos...
Obrigada Nini pela doçura e ajuda... gostamos muito de ti...

_____________________________________________________________________
:) Coisas minhas...
O SABOR desta receita fez-me  lembrar as tardes de cozinha e tertúlia com a minha mamita, tardes de Inverno nos domingos de caçada... coisa boa.... 
"O tempo passa, mas as lembranças ficam..." quem disse... digo eu
_____________________________________________________________________

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Leituras de fim de semana :)

Para quem não a faz... lembre-se de a ler e recordar, pois daqui a uns meses nem a isto temos direito... de ler e ter prazer no que lemos... estamos rodeados de noticias da treta... desculpem o desabafo nem sou nada destas coisas de cores e lados... eu ainda sou muito monárquica, pois adoro o meu Palácio de Mafra, até já lá vivi durante dois dias... (Cancancanca... é como ri o meu filhote)...
Hoje deu-me para isto, como me podia ter dado para pior, não culpo ninguém mas estou revoltadita... enfim amanhã vou refletir melhor enquanto ouvir mais noticias na fila matinal...

sábado, 11 de agosto de 2012

Excesso de sensibilização...


Em pleno IPO senti uma revolta no estômago, mais do que isso ... um murro... quando assisti a situações de demagogia e frase chavão que me fizeram refletir até mais não!!!

Resumindo ... quando se sensibiliza demais estamos nós também a descriminar... a diferença não deve ser enaltecida nem nomeada para um tratamento melhor, mais atento ou até especial, devemos sim ser cuidadosos, atenciosos e coerentes, como devemos ser com todos os que nos rodeiam. 

Devemos mesmo ter atenção com algumas frases que vamos dizendo, ouvindo e repetindo, como estas:

"(...) estamos cá para ajudar toda a gente tal como ajudamos todos os outros (...)" - então existem nós e os outros?
"(...) você é como se fosse igual a nós (....)" - então é como se fosse, pois não é?
"(...) a senhora tem mais direito do que nós! (...)" - então os direitos humanos são ou não para TODOS?
"(...) a partir de agora vai aprender a viver assim, como se fosse uma pessoa normal (...) "- ui uma pessoa normal, o que é isso???

Frases como esta descriminam e mais... fazem um apelo à xenofobia, pois basta mudarmos de lar ou de região e temos uma cultura diferente...daí o apelo: englobar e respeitar naturalmente é positivo, generalizar, enaltecer a diferença, bajular não...

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

"... e os pius pius perto de nós..."

É uma ideia bem engraçada, experimentem aí em casa... eu experimentei e deixei os miúdos loucos, até o meu Lourenço de 4 meses fica num "xitex" quando os vê...

sexta-feira, 1 de junho de 2012

DIA DA CRIANÇA



Hoje é assim por todo o Mundo... Dia da Criança... e que para hoje e sempre seja dia para se ser criança, não compliquemos nós esta viagem tão bonita, simples, digna e garantidamente curta. 

Façamos nós dos seus direitos formas de estar onde não sejam sequer preciso lembrar que os temos de respeitar... 

Deixemos que as crianças sejam apenas CRIANÇAS!!!

Não se esqueçam que, são elas, as crianças, que agarram o futuro sustentável do sitio onde vivemos, dar-lhes valores e princípios em vez de obrigações e compromissos vitalícios que apenas os fazem apreçar a sua infância podem garantir e salvaguardar o futuro de um planeta FELIZ :)

terça-feira, 29 de maio de 2012

Uma janela de oportunidade...




 



Uma oportunidade de crescer e de contribuir para a área mais esquecida na educação em Portugal... a CRECHE! Vamos lá fazer alguma coisa ... refletir, debater e partilhar de forma cooperada é a melhor forma de construir um currículo de qualidade desde a primeira infância. 

Informações úteis:
- 3 semestres
- 289h
- Pós laboral
- Frequência presencial e não presencial
- Propina 518,30€ ( plano de pagamento em 4 fases de 129,58€)  

sábado, 19 de maio de 2012

Tralhas... um passatempo que aqui partilho...

Às vezes divirto-me assim... a blogar, a navegar, a refletir com quem vou encontrando por aqui e eis que acho coisas assim e lá me perco de entusiasmo... sou uma rústica de tralhas gosto de guardar o inimaginável para construir ou transformar algo que me é imaginável...

façam o mesmo aqui ....


sexta-feira, 18 de maio de 2012

YUPPPPIIII....

Hoje a família e os amigos que nos rodeiam... aqueles de sempre e para sempre... estão assimmmm!!!
Eu ainda estou a tremer... mas enfim estou numa de YUPPIII YUPPIII YUPPPIII... deu-me para isto...

Coisas simples da vida...
Obrigada a todos pelo apoio e carinho!

quinta-feira, 3 de maio de 2012



A fé, a esperança e a coragem, são sem sombra de dúvida os aliados de quem se encontra forte e convicto que tudo vai correr bem!

Quantos de nós por segundos, minutos, horas e muitas vezes por dias que parecem uma vida inteira, já não tivemos o coração do tamanho de uma pequena formiga... tenho fé diariamente mas hoje renovo a minha fé pensando, pedindo e velando pelos os que mais amo, a minha família e os meus amigos!!!

Precisamos neste momento de muita força... mas vamos ter!

Tudo vai correr bem...

domingo, 29 de abril de 2012

Não passarão!














Não desesperes, Mãe!
O último triunfo é interdito
Aos heróis que o não são.
Lembra-te do teu grito:
Não passarão!

Não passarão!
Só mesmo se parasse o coração
Que te bate no peito.
Só mesmo se pudesse haver sentido
Entre o sangue vertido
E o sonho desfeito.

Só mesmo se a raiz bebesse em lodo
De traição e de crime.
Só mesmo se não fosse o mundo todo
Que na tua tragédia se redime.

Não passarão!
Arde a seara, mas dum simples grão
Nasce o trigal de novo.
Morrem filhos e filhas da nação,
Não morre um povo!

Não passarão!
Seja qual for a fúria da agressão,
As forças que te querem jugular
Não poderão passar
Sobre a dor infinita desse não
Que a terra inteira ouviu
E repetiu:
Não passarão!

Miguel Torga in Poemas Ibéricos, 1965

Não passarão Mãe... prometo-te!

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Tão Alice...

Gosto tanto... para esta Primavera!!!! ...

terça-feira, 27 de março de 2012

A não perder...


28 DE ABRIL

Workshop
LITERACIA NA PRIMEIRA INFÂNCIA
dos 4 aos 36 meses
Berçário e Creche

Enquadramento:
Este workshop tem como objetivo sublinhar a pertinência da selecção específica e cuidadosa do livro para a infância, necessária para acolher as etapas e problemáticas aqui emergentes. Esta ação de carácter prático e experiencial poderá permitir um reforço na sensibilização acerca da funcionalidade das diferentes componentes do livro para a infância (grafismo, ilustração, narrativa e suporte) bem como do uso que podem dar nas suas práticas no intuito de promover a relação, o desenvolvimento e a aprendizagem da criança em diferentes domínios. 

DESTINATÁRIOS:
Psicólogos, Educadores, Bibliotecários, Mediadores de leitura, Técnicos de Educação

OBJECTIVOS:
- Identificar as potencialidades expressivas, mediadoras e transformadoras do livro infantil para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social;
- Dar a conhecer metodologias e materiais para a intervenção prática na primeira infância, promovendo a literacia e utilizando o livro infantil e a narrativa como mediador da relação, da aprendizagem e do desenvolvimento.

PROGRAMA:

Livros desde os 4 meses? 
Que livros seleccionar para uma bebéteca, para o berçário e para a creche?

- Critérios de selecção de livros consoante as etapas desenvolvimentais e os processos de aprendizagem emergentes. Diferentes tipos de livro para a infância – importância do corpo de um livro como um todo (suporte, ilustração, texto e grafismo). Contacto prático com diversos suportes de livro infantil 

Como posso usar um livro junto do(s) bebé(s)? Conto com livro ou sem livro?

- O adulto enquanto mediador da palavra e da leitura interna – comunicação verbal e não verbal; técnicas de expressão criativa através do livro. Metodologias de abordagem de um livro para a infância junto do bebé.
- (Des)construção e construção de contos (contos sem livro) – Metodologias de abordagem de um conto junto do bebé – roupa e adereços com histórias, flanelógrafo, mala de contos, contos de colo, sombras de cor.

METODOLOGIA:
- Exposição teórico-prática com dinâmicas de grupo;
- Discussão e reflexão em grupo;
- Apresentação prática de sessões em formato fotográfico e de vídeo

DURAÇÃO:
- 6h (10h às 13h e das 14h00 às 17h00)

FORMADORA:
- Ana Mourato (Doutoranda em Psicologia da Educação, Mestre em Educação e Leitura, Psicóloga Educacional, Pós graduação em Psicoterapia pela Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica, e Pós-graduação em Livro infantil.

PREÇO: 20€

CERTIFICADO:
- Os formandos terão acesso a um certificado em – Literacia na primeira infância

INSCRIÇÕES:
Limitadas a 25 formandos (funcionará com um mínimo de 20)

Contactar: ouvir.pensar@gmail.com

LOCAL: Biblioteca Municipal Laureano Santos

Saber mais aqui...

quarta-feira, 14 de março de 2012

Midnight in Paris...



Em jeito de sinopse... a minha Meia-Noite em Paris é uma comédia romântica, leve e fresca, sobre um escritor americano que vai com a família da sua noiva Inez, (Rachel McAdams), à capital francesa, cidade que ele adora. O enredo baseia-se basicamente nos passeios de Gil (Owen Wilson) na noite Parisiense e quando toca a meia-noite, o escritor é transportado para a Paris de 1920, época que ele considera a melhor de todas. Nessas "viagens", Gil frequenta várias festas onde conhece inúmeros intelectuais e artistas que frequentavam a cidade da luz naquela época, entre eles estão F. Scott FitzgeraldZelda Sayre, Gertrude Stein, Ernest Hemingway, Pablo Picasso, Degas,etc. Dessa forma, Gil tenta acabar o seu romance com Inez, a noiva, porque se apaixona por Adriana (Marion Cotillard) numa dessas viagens pela noite de Paris.
Ah ... e até a Carla Bruni aparece... muito ao género o Sarcozy obrigou-me a isto...

Já o vi duas vezes.... pois sou apaixonada por Paris... Não consigo dizer que é o melhor filme de sempre, porque no fundo o argumento é muito ao meu nível, fraquinho fraquinho... mas Woody Allen é quase o meu Gianni Rodari dos adultos...e ele consegue, mais uma vez, fazer sonhar, rir e ainda dá uma liçãozita ao público em geral... gostei tanto! 

Este filme muito documentado e propositado para entreter e não pensar, está cheio do melhor de Paris, revisitando várias épocas,( anos 20, belle époque) ... e oferecendo tanta cultura geral, assim tudo no mesmo filme... Gosto e acabou... o "mais que tudo" diz, que só eu para me apaixonar assim por um filme... mas eu sei que ele até gostou... os 5 min. que estava acordado ele gostou!!! ;)

sábado, 10 de março de 2012

Para reflectir... e não deixar de lutar...



Inacreditável...
Sinto vergonha...
Temos de ajudar...
Temos de lutar!!!

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Mais uma insónia daquelas...

" ...Que a arte nos aponte uma resposta
Mesmo que ela não saiba
E que ninguém a tente complicar
Porque é preciso simplicidade para faze-la florescer;
Porque metade de mim é platéia
E a outra metade é canção...

E que a minha loucura seja perdoada
Porque metade de mim é amor
E a outra metade... também. "
.....já que não durmo, leio, não percebo e releio, desisto, navego, levanto-me, rebolo, inspiro e expiro... subo mais uma vez as escadas pego no primeiro que me aparecer e a página que aparecer que me dite o futuro do resto da noite.... e apareceu isto..... ok já percebi... uma noite louca e inteirinha de olho aberto, já lá vão quase 48h sem sonhar......... uffff... 

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

E para quem pode... aproveite...

ilustração Rebecca Kinkead
Adoro neve... mas não da maneira como os outros gostam... nunca esquiei, nunca fiz desportos radicais na neve com nomes estranhos mas já fiz muito ska sku como fazem os bons rústicos.... se é que me faço entender!!!
Quase todos os anos saio do sol da minha humilde terrinha e vou até à Serra para a admirar, tirar umas belas fotos, ir a Piodão comprar chinelinhos de quarto, a Celorico ou Nelas ao queijinho maravilhoso, almoçar aqui... no Albertino, ui... bem bom, passear de mãos dadas com o meu mais que tudo, na velha praça de Folgosinho...andar sem relógio e ir à neve numa de passeio, molhar as mãos fazendo umas bolinhas correr de um lado para o outro, rir a dois como nunca, entusiasmados pelo frio e pelas nuvens baixas que nos invadem o nariz e não nos deixam respirar... é sempre um belo fim de semana onde estragamos a barriguinha mas nos enchemos de gargalhadas e cumplicidade...
Este ano não vou... tenho pena mas não posso... dizem que este tipo de andanças agora me fazem mal... tenho de andar em slow motion até o Lourenço dar o ar da sua graça... e todos à minha volta como que por coincidência decidem ir para a neve, ora para dentro, ora para fora, ora para o lado.... ora para sei lá onde!!!
Façam então boa viagem, tragam-me um postalinho e um bocadinho de neve num saco térmico amigos e amigas que me fazem roer de inútil...e de inveja boa..... ai ai ai!