Mostrar mensagens com a etiqueta Arte. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Arte. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 17 de abril de 2017

Bebés e Crianças pequenas no Museu...Sim!

Fomos ao Museu...
Temos como princípio humanizador:
Educamo-nos com tudo e com todos...
Desta vez quisemos mostrar o museu aos bebés e crianças do CSPIN!
E porquê?
Temos a ideia do museu como espaço artístico-cultural que deve promover continuamente o encontro, a experiência dos bebés e crianças pequenas com a arte de diferentes tempos, estilos e povos, tendo os seus modos singulares– em relação ao público adulto – de apreciação e exploração.
As memórias servem-nos até certo ponto, traem-nos por vezes como se outras versões de nós próprios se tratassem. Mas as experiências essas ninguém nos pode tirar!
Explorar na primeira pessoa é potenciar a aprendizagem e emoção, de tal forma que cria de imediato uma predisposição e curiosidade pelo que nos rodeia, transformando-nos para sempre. Se acontece com os adultos porque não com as crianças?
Esperamos muito quando saímos para tocar, mexer, experimentar, se assim não fosse não saíriamos do nosso espaço de conforto regular: a nossa creche!
Educuidar é isto ... É acreditar que mesmo com horas de planeamento, esforço fisico acrescido e trabalho triplicado tudo vale mesmo a pena!
No museu envolvidos por olhares, gestos, expressões que os ajudem a descobrir e fluir a arte que ali encontram, acreditamos que ampliaram as suas formas de ver o outro, o mundo, a arte e criarão significados autênticos, produzindo uma nova cultura, a deles, só a deles!
Acreditamos muito nos bebés e crianças do CSPIN!
Deixamo-vos algumas das marcas que trouxemos connosco!




sexta-feira, 10 de março de 2017

Miró veio à nossa sala...

Depois de 1h20 de preparação… muda roupa, higiene, mete chapéu, bebe água, ida para o recreio… ufff conseguimos iniciar a pintura da tapeçaria inspirada na obra de Miró…
Foi uma manhã de agitação… mas tudo foi maravilhoso e muito vivido! 

Adorámos esta experiência…

quarta-feira, 26 de março de 2014

Exposição: Máquina do Tempo






Mais um projeto que envolveu toda a escola... 

Foram 2 dias espetaculares, para quem organizou, Sala da Vera, Sala da Xana e Sala da Marta/Mariana, para quem serviu de guia, a sala de estudo, para quem nos visitou, para quem participou e apoiou... um gigante OBRIGADA...

Um especial mimo para a nossa Tia Lena, tia de todos, que se envolveu, projetou, divulgou e concebeu, havemos de fazer mais uns quantos projetos assim, combinado?!

Foi tão bom que.... obrigada outra vez!

quinta-feira, 20 de março de 2014

ILUSTRARTE 2014






SIMPLESMENTE MARAVILHOSO...

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Vermelho... e podia ser uma cor qualquer mas não é...


Fomos à exposição interativa no Museu das Crianças, um lugar que aprecio bastante... pela qualidade pedagógica do conceito de exposição itinerante, pelas oficinas de exploração sensorial e pelo cuidado e apreço pela estética! É sempre uma delicia descobrir cada recanto deste lugar!

E não é que mais uma vez fui surpreendida...agora pela qualidade de materiais ao dispor de todas as crianças e pelo surpreendente acompanhamento lúdico-pedagógico da equipa do museu! Realmente um museu de e para crianças!

A exposição interativa "Vermelho" despertou os nossos sentidos para a cor vermelha e para a sua ligação com o corpo humano.Quando nos apaixonamos coramos, ou avermelhamos, o sangue que nos corre nas veias, é vermelho,  a maior parte dos nossos órgãos é de cor vermelha, quando temos muito calor a nossa pele fica avermelhada... e tantas outras descobertas que adoramos saber!

Nesta exposição descobrimos não só o vermelho no corpo humano, como na Arte, nos vários países, na estrada, nos sentimentos e nos brinquedos! 

Foi uma experiência que recomendamos vivamente!!!

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Projeto Yara-Iara... com Margarida Botelho no seu melhor!



Hoje foi assim, tivemos a sorte o privilégio de participar neste projeto e partilhar com uma equipa fantástica, a equipa da fábrica das artes incluindo a grande Margarida Botelho, e a Sala da Mariana, as nossas emoções e fantasias... fomos de viagem até à floresta Amazónia e descobrimos tanto sobre esta floresta e quem lá vive. 



Curiosidades que descobrimos nesta visita:

  • A Margarida já fez outras viagens sempre no âmbito comunitário-cultural, quando foi a Moçambique nasceu o livro "Eva";
  • O livro "Yara-Iara", este que nos foi apresentado, foi todo feito em maquete e depois fotografado para surgirem as páginas do livro;
  • As caras que vemos como personagens que encontramos no livro são todas de meninos da comunidade de indios Kayapó;
  • Yara é uma menina kayapó que vive na AMAZÓNIA, num país chamado BRASIL, e Iara é outra menina, (no livro é a própria Margarida com 6 anos que a representa), mas que vive na Europa, num país que poderá ser Portugal. Ambas iniciam, em lados opostos do livro, uma viagem para o encontro!
este é o livro, custa 12 euros e é imperdível...
Nós adorámos e vocês gostavam de lá ir??? 

Saibam mais aqui:


quarta-feira, 18 de maio de 2011

Pintura no recreio...




Como estamos crescidos... ontem fomos ao recreio e neste espaço colorido e tão inspirador demos asas à nossa pequena grande imaginação! Um momento único, cheio de gargalhadas e descobertas fantásticas.

O Mateus percebeu rápidamente que enquanto pinta pode baixar o corpo para facilitar onde quer que o pincel chegue, estava radiante pela conquista!

A Lara percebeu que se andásse para a direita e ao mesmo tempo seguisse o traço com o pincel, ía ficando cada vez mais comprido, estava deslumbrada!

A Marta, a Teresa e o Ricardo andaram a descobrim as cores e os tons, quando apareciam novas cores exclamavam de surpresa e riam numa grande cumplicidade!

Todos experimentámos esta actividade tão rica, até o André que chegou de novo à nova sala, depois de muito observar deixou a sua marca nesta grande obra de Arte!


quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Obras de Arte

É interessante constatar a evolução, de Setembro a Janeiro já conquistámos tanto, se no inicio recusávamos ou olhavamos com alguma renitência para o mundo da Expressão agora somos nós com a nossa autonomia e criatividade que damos asas à nossa grande imaginação!

Pintura com pincel grosso
 
Colagem de papéis de revista rasgados

Desenho com lápis de cera, colectivo.


terça-feira, 21 de dezembro de 2010

É Natal...

E em partilha vos desejamos, a todos, nesta época especial e tão familiar
 BOM NATAL E FELIZ ANO NOVO!!!

As estrelas somos mesmo nós...

A nossa árvore...

As nossas palavras mais especiais...

Canções de Natal!!!!

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

REBECCA DAUTREMER - Imágenes




OBRIGADA AMIGA MARTA!!! Ela é fantástica ... a minha Alice e agora a Rebecca...

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Música para bebés...

...19 de Dezembro


"Numa altura em que os pais passam cada vez menos tempo com os seus filhos, esta experiência pretende aproxima-los de uma forma criativa e animada! A sessão de música para bebés tem a particularidade de proporcionar momentos de relaxamento para pequenos e graúdos, estreitando os laços afectivos entre ambos.
Um momento lúdico singular. Uma oportunidade única para despertar a sensibilidade musical. E uma ferramenta para desenvolver capacidades físicas, mentais e emocionais. Tudo numa só sessão!"

 

Inscreva-se já! €12,00 / família


Das 10h00 às 10h45, sessão para bebés dos 0 aos 36 meses

 

Associação Influência Directa


Rua do Salitre, 185, 1º Dir.


213 874 613


935 539 045
 

domingo, 14 de novembro de 2010

Ser Bebé...



FANTÁSTICO... A VERDADEIRA EXPLORAÇÃO SENSORIAL....

Parabéns pelo novo projecto e por mais um ano de encontro "Ser Bebé", repleto de reflexão, partilha e dedicação....

quarta-feira, 10 de novembro de 2010


Dança para bebés

A quem se destina: bebés dos 4 aos 36 meses

  • O que necessita para participar:
  • Roupas cómodas para movimentação fácil e meias.
  • Local: Centro de Formação da Casa do Artista (1º piso)
  • Horário: Sábado, das 15h45 às 16h45
  • Número máximo de participantes: 12 bebés acompanhados por dois adultos
  • Data limite de inscrição: 5ª feira, 25 de Novembro
  • Preço: €15 (1 bebé e 2 adultos)

Como se podem inscrever?

Inscrições no site ou pelo e-mail info@acasadadanca.com

P.f. indicar nome da criança, idade, telefone de contacto e workshop em que se increve

                                           (Contacto 933 361 304)

quinta-feira, 13 de maio de 2010

A Casa


kk

hh



Bom demais.... este já é meu, levei-o para casa, levei-o para o café, levei-o para a festa de aniversário de uma amiga, levei-o para a escola, levei-o para a casa dos meus sobrinhos, levei-o para o salão da esteticista, levei-o para todos o lado.... folheio e comento como se da minha história de vida se tratasse, mas não é... a opinião de quem me vê de lágrimas nos olhos e coração aos pulos é unânime.... estou a ficar louca!!! Apaixonei-me!!! E existe paixão que não seja saudável... não pois não!!!

A CASA de J. Patrick Lewis e Roberto Innocenti com tradução de Gabriela Rocha Alves

"Na padieira sobre a minha porta pode ler-se 1656, um ano de peste, o ano da minha construção. Fizeram-me em pedra e madeira mas, com o correr dos anos, as minhas janelas começaram a ver, e as minhas cornijas a ouvir.Vi famílias a crescer e árvores a cair.Ouvi risos e pistolas, conheci tempestades, martelos e serras e, por fim, o abandono. Depois, um dia, umas crianças aventuraram-se sob a minha sombra, à procura de cogumelos e castanhas, e eu ganhei uma nova vida no dealbar da idade moderna..." kalandraka

terça-feira, 13 de abril de 2010

Visita da Mãe Petra...






Mais família na nossa sala... somos uma sala com muita sorte, todas as semanas recebemos visitas e adoramos!!!
Fizemos um atelier de expressão plástica inspirados pelas obras da fantástica Paula Rego! Ouvimos uma história dinamizada de uma forma super divertida, "O Rabo da Raposa" e ainda tivemos folhadinhos para o lanche...

Obrigada Rafaela e Mãe Petra pelo desempenho e originalidade ... obrigada também ao Pai António por ter esperado... muitoooooo!!!

domingo, 21 de março de 2010

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Arte Embaciada...


Vale tudo... quando a criatividade não tem limites!!!







Palavras para quê???