Nesta casa partilho... a corrida os lugares e as culturas da infância...
Mostrar mensagens com a etiqueta Movimento da Escola Moderna. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Movimento da Escola Moderna. Mostrar todas as mensagens
sábado, 18 de fevereiro de 2017
Coimbra tem mais encanto...
Foi um grande esforço pessoal mas valeu, pela partilha, pela reflexão, pelo almoço, pela companhia, pelo núcleo de Coimbra que tão bem me acolhe e me recebe sempre com aquele sorriso e abraço quentinho... Foi muito bom, o esforço, a viagem e o que recebi!
Etiquetas:
Formação,
Movimento da Escola Moderna
segunda-feira, 7 de outubro de 2013
Diário...
É uma folha com quatro divisórias (Não Gostamos,
Gostamos, Fizemos, Queremos fazer), onde todos os dias são registados
ocorrências sobre a vida do grupo e situações entre as crianças, onde são inscritas situações de ascensão moral, a produção do grupo e as futuras propostas para realizar mais tarde.
As duas primeiras colunas recolhem juízos negativos e positivos sobre o que vai acontecendo de mais significativo entre as crianças,ao longo da semana a nível moral .
A terceira coluna destina-se ao registo das realizações consideradas importantes, mas ao nível da produção, o que se faz na sala é relembrado principalmente no final de cada dia e é mencionado em diário, na coluna do fizemos.
A quarta coluna, o queremos fazer ou propomos destina-se ao registo de sugestões, aspirações e projectos a realizar.
sexta-feira, 13 de setembro de 2013
Estamos a construir os instrumentos da nossa sala...
Andamos à volta com os instrumentos de pilotagem da nossa sala. Tentamos perceber para que servem estes mapas, perguntamos junto dos amigos mais crecidos como se fazem, como se preenchem e nesta partilha de conhecimentos feita de avanços, retrocessos e reconstruções andamos às avessas a organizar a nossa sala, o tempo, as áreas, os materiais e o nosso grupo!
Crescemos mesmo este ano!!!
Etiquetas:
Instrumentos de pilotagem,
Movimento da Escola Moderna
segunda-feira, 14 de maio de 2012
Revisitando o Movimento I
"A educação vista como uma estrutura democrática participada
MOVIMENTO DA ESCOLA MODERNA
O Movimento da Escola Moderna (MEM) assinala em 2005
quarenta anos de actividade. Fundado num período adverso ao surgimento
de movimentos pedagógicos renovadores, o MEM orientou o seu percurso por
valores como a democracia participada, a educação inclusiva e a
auto-formação cooperada, princípios que ainda hoje mantém como linhas
orientadoras da sua estratégia. As ideias do seu percursor, Sérgio Niza,
nunca foram bem recebidas pelo antigo regime, o que lhe valeu, desde
cedo, a exclusão do sistema educativo oficial.
Professor primário de formação, Sérgio Niza é actualmente professor do Instituto Superior de Psicologia Aplicada e membro do Conselho Cientifico Pedagógico da Formação Contínua de Professores. Nesta entrevista, explica-nos de que forma deu início ao Movimento da Escola Moderna, quais os princípios que orientam o seu trabalho e que papel podem desempenhar hoje no contexto do sistema educativo português. (...) " ver mais aqui....
Professor primário de formação, Sérgio Niza é actualmente professor do Instituto Superior de Psicologia Aplicada e membro do Conselho Cientifico Pedagógico da Formação Contínua de Professores. Nesta entrevista, explica-nos de que forma deu início ao Movimento da Escola Moderna, quais os princípios que orientam o seu trabalho e que papel podem desempenhar hoje no contexto do sistema educativo português. (...) " ver mais aqui....
Etiquetas:
Movimento da Escola Moderna
Local: Portugal
MEM, R. do Açúcar, 1950 Lisboa, Portugal
quinta-feira, 21 de julho de 2011
segunda-feira, 23 de maio de 2011
Assistimos a mais uma comunicação...
...desta vez foi na sala da Xana e ficámos deslumbrados pela capacidade dos nossos amigos mais crescidos! Foi muito interessante para todos, tanto para os que ouviram, que aprenderam coisas novas e conheceram ao vivo estes bichinhos simpáticos, tanto para os que comunicaram que divulgaram e partilharam o que sabiam!!!
Parabéns amigos...
Vivam os PROJECTOS e à interacção na nossa ESCOLA!!!!
Parabéns amigos...
Vivam os PROJECTOS e à interacção na nossa ESCOLA!!!!
terça-feira, 13 de julho de 2010
quinta-feira, 29 de janeiro de 2009
Instrumentos de Trabalho
“A criança é um sujeito que já é um cidadão, ou seja, que tem os seus direitos, interesses e necessidades próprias”.
Freinet
A criança enquanto cidadão pode e deve decidir-se por actividades do seu interesse por conseguinte todo os instrumentos são facilitadores de uma maior autonomia escolha e promoção dos seus verdadeiros interesses e decisões.
O ambiente geral da nossa sala resulta de uma forma agradável e altamente estimulante, utilizamos as paredes como expositores permanentes das produções das crianças onde rotativamente se revêem nas suas obras de desenho, pintura, recorte e colagem, texto entre outras. É também numa das paredes, no nosso caso num quadro mais baixo, à sua altura, que as crianças poderão encontrar todo o conjunto de mapas de registo que ajudem a planificação, gestão e avaliação da actividade educativa participada por elas.
O ambiente geral da nossa sala resulta de uma forma agradável e altamente estimulante, utilizamos as paredes como expositores permanentes das produções das crianças onde rotativamente se revêem nas suas obras de desenho, pintura, recorte e colagem, texto entre outras. É também numa das paredes, no nosso caso num quadro mais baixo, à sua altura, que as crianças poderão encontrar todo o conjunto de mapas de registo que ajudem a planificação, gestão e avaliação da actividade educativa participada por elas.
Vou começar pelo Mapa de Actividades ...
Trata-se de um mapa de dupla entrada. Na coluna da esquerda e na vertical tem o nome das crianças enquanto na coluna horizontal superior deve ter todas as áreas de trabalho e as actividades que estas oferecem.
Como funciona??? - A criança marca todos os dias as actividades que pretende realizar nesse dia com um circulo, (aberto) e no final do dia deverá preenche-lo caso tenha realizado essa actividade, na verdade os meus meninos à medida que vão cumprindo as actividades planeadas voltam ao mapa de actividades e pintam a bolinha por dentro, como acho uma estratégia válida e de certo modo mais simples é assim que a maior parte o faz.
O mapa de actividades, na nossa sala, é avaliado mensalmente, em reunião do conselho, é claro que diáriamente fazemos pequenos contratos sobre o mapa e as actividades em que cada um se inscreve, de modo a que a criança tenha noção das áreas em que permanece mais vezes e noutras que não frequenta tanto.
Este mapa para além de ter interesse a nível do planeamento, constitui também um suporte para momentos vários de observação e análise colectiva ou para ajudar a tomada de consciência individual, ou em dialogo comigo.
Subscrever:
Mensagens (Atom)






