sábado, 14 de março de 2009

A importância da Música



"Todos os dias devíamos ouvir um pouco de música, ler uma boa poesia, ver um quadro bonito e, se possível, dizer algumas palavras sensatas." Goethe

Numa semana cheia de Música nada melhor do que reflectir sobre os seus benifícios...


Segundo Edwin Gordon, (autor da Teoria da Aprendizagem Musical), a música é apreendida da mesma forma que a nossa língua materna:
  1. Ouvimos outros a falar. Desde o nascimento, e mesmo antes, estamos cercados pelo som da língua e da conversação. Nós absorvemos estes sons e familiarizamo-nos com a língua;


  2. Tentamos imitar;


  3. Começamos a pensar através da língua. Palavras e frases começam a ter sentido à medida que ganhamos experiência com esta;


  4. Iniciamos o improviso. Por outras palavras, somos capazes de criar as nossas próprias frases e a organizá-las de uma forma lógica. Somos capazes de manter uma conversa. Finalmente, ao fim de vários anos a desenvolver a nossa capacidade de pensar e falar, aprendemos a ler e escrever. Aprendemos a ler e escrever devido à experiência que adquirimos a ouvir, imitar, pensar e improvisar.

Os princípios da Teoria de Aprendizagem Musical orientam professores de todas as faixas etárias, desde a primeira infância até à idade adulta, a estabelecerem objectivos curriculares sequenciais, sendo o principal objectivo geral, o de desenvolver a audiação rítmica e tonal. Audiação é um termo criado por E. Gordon que significa para a música o que pensar significa para a língua. É a capacidade de ouvirmos com compreensão na nossa cabeça, sons que podem estar, ou não, fisicamente presentes. Através da audiação os alunos poderão atribuir significado à música que ouvem, executam, improvisam e compõem.

As aulas de música podem ajudar a melhorar as capacidades de aprendizagem nas crianças, ao proporcionarem diferentes padrões de desenvolvimento neurológico, sugere uma investigação levada a cabo por cientistas canadianos, da Universidade McMaster.

Os investigadores compararam dois grupos de crianças com idades entre os 4 e os 6 anos: um teve aulas de música durante um ano, o outro não. Foram feitos vários testes de memória. O objectivo era perceber as diferenças entre os dois conjuntos de crianças a este nível.

Segundo os cientistas, o grupo dos alunos de música revelou um melhor desempenho nas provas. «Este é o primeiro estudo que mostra como as respostas do cérebro de crianças treinadas e não treinadas musicalmente evoluem de forma diferente ao longo de um ano», afirmou o coordenador da investigação, Laurel Trainor.

O estudo, publicado na revista Brain, avaliou também as alterações nas respostas cerebrais das crianças a vários sons.Através de uma técnica intitulada magnetoencelografia (MEG), os investigadores mediram a actividade cerebral das crianças enquanto estas escutavam dois sons: uma nota de violino e ruídos de ambiente. Todas as crianças revelaram respostas mais fortes ao ouvirem o instrumento musical.Segundo os cientistas, esse facto indica que uma força cerebral maior é usada para processar sons com algum significado.
Baseado : - Artigo "Música melhora a aprendizagens" - Pais & Filhos 09 de Outubro de 2007
- Teoria da Aprendizagem Musical de Edwin Gordon

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