sábado, 21 de fevereiro de 2009

Reflexão colectiva!

O senhor Pato vai trabalhar todos os dias.

O senhor Coelho também vai trabalhar todos os dias.

Cruzam-se sempre...

... mas nunca se falam...

“Perto” é uma fábula sobre a falta de comunicação, uma reflexão poética e profunda sobre as relações interpessoais e o individualismo, os desejos e as emoções. Do ponto de vista literário, destaca-se pela sua simplicidade narrativa e pela engrenagem interna do relato, que plasma o paralelismo entre as acções dos protagonistas: um pato e um coelho que vivem encerrados na sua solidão; nesse sentido, a obra convida o leitor a não voltar as costas aos outros, “ficando privado da possibilidade de compartilhar os momentos mais simples e felizes da vida”, como explica a autora.(Kalandraka)


Trabalhámos este livro aqui na sala e foi um sucesso, as hipóteses do porquê da falta de comunicação foram mais que muitas... ora vejam:

-Eu acho que eles não se falavam porque tinham vergonha. ( Pedro C.)

-Eu acho que eles eram mal educados. (Salvador)

-Sabem... eles podiam não saber falar! (Rafaela)

-Ou então ... podiam ser mudos! (Inês C.)

-Eu acho que eles eram palermas. (Miguel L.)

-Já sei!!! eles não se conheciam... (Afonso)

Estes momentos deliciosos de conversa foram registados. Nós queríamos descobrir realmente o que estava a acontecer com o pato e o coelho, porquê que não se falavam?! - Não conseguimos perceber, mas reflectimos da melhor forma, em grupo e sugerindo como poderia e deveria ser! E assim todos mostraram o que realmente sentem, quer quando alguns amigos não lhes falam ou mesmo quando pessoas que eles não conhecem lhes mostram alguma frieza e indiferença... deram mesmo exemplos! Aqui fica um livro que merece o nosso aplauso!!! Pois fez pensar ... fez reflectir ... Marcou e sensibilizou!

"Perto" ganhou o PRÉMIO INTERNACIONAL COMPOSTELA DO ÁLBUM ILUSTRADO

4 comentários:

Mãe João disse...

Perante esta “ilustração” de uma conversa inocente mas SÁBIA, nós (crescidos) somos coagido a uma escrupulosa reflexão.

Sem prévia pesquisa em casa os meninos da Vera ofereceram-nos mais um magnifico projecto: COMUNICAÇÃO e/ou falta de comunicação, um projecto do dia a dia, SEMPRE

sw disse...

Olá Vera,
Bom carnaval!

Também adorámos o Perto e a poesia da mensagem que veicula. Uma história ternurenta e reflexiva. Para nós fez muito sentido, pois apanhamos todos os dias o mesmo metro, descemos/subimos a mesma rua e, enfim, no percurso, vamos vendo sempre as mesmas caras - anónimas-conhecidas. O David até levou o livro para a sua sala e nesse dia descobrimos que, a Marta, afinal também tinha um (vá-se lá saber...;))

Quanto ao mercadinho, então não é que passámos lá toda a tarde?! entre tapetes na relva e com bugigangas a 0,25 cêntimos. Não só houve tempo para vendas, mas também para trocas, brincadeiras e novas amizades. Vale mesmo a pena ficar atento aos próximos, sobretudo em cidades como a nossa onde vivemos numa eterna Primavera.

Bjs desta família.

Nós disse...

Obrigada Vera!
Com certeza um livro a comprar para ler em casa com o Txurilury(que quase não precisa de mim para ler!) bem como na escola com os meninos!
Bjs

Marta disse...

De facto é um livro do qual sou fã. Achei o máximo. E acho que é possível trabalhá-lo em várias idades, o que o torna ainda mais especial. Um destes dias vou pô-lo no blogue dos pequenos leitores. Este merece lá estar...

Beijinhos