sábado, 21 de fevereiro de 2009

Reflexão colectiva!

O senhor Pato vai trabalhar todos os dias.

O senhor Coelho também vai trabalhar todos os dias.

Cruzam-se sempre...

... mas nunca se falam...

“Perto” é uma fábula sobre a falta de comunicação, uma reflexão poética e profunda sobre as relações interpessoais e o individualismo, os desejos e as emoções. Do ponto de vista literário, destaca-se pela sua simplicidade narrativa e pela engrenagem interna do relato, que plasma o paralelismo entre as acções dos protagonistas: um pato e um coelho que vivem encerrados na sua solidão; nesse sentido, a obra convida o leitor a não voltar as costas aos outros, “ficando privado da possibilidade de compartilhar os momentos mais simples e felizes da vida”, como explica a autora.(Kalandraka)


Trabalhámos este livro aqui na sala e foi um sucesso, as hipóteses do porquê da falta de comunicação foram mais que muitas... ora vejam:

-Eu acho que eles não se falavam porque tinham vergonha. ( Pedro C.)

-Eu acho que eles eram mal educados. (Salvador)

-Sabem... eles podiam não saber falar! (Rafaela)

-Ou então ... podiam ser mudos! (Inês C.)

-Eu acho que eles eram palermas. (Miguel L.)

-Já sei!!! eles não se conheciam... (Afonso)

Estes momentos deliciosos de conversa foram registados. Nós queríamos descobrir realmente o que estava a acontecer com o pato e o coelho, porquê que não se falavam?! - Não conseguimos perceber, mas reflectimos da melhor forma, em grupo e sugerindo como poderia e deveria ser! E assim todos mostraram o que realmente sentem, quer quando alguns amigos não lhes falam ou mesmo quando pessoas que eles não conhecem lhes mostram alguma frieza e indiferença... deram mesmo exemplos! Aqui fica um livro que merece o nosso aplauso!!! Pois fez pensar ... fez reflectir ... Marcou e sensibilizou!

"Perto" ganhou o PRÉMIO INTERNACIONAL COMPOSTELA DO ÁLBUM ILUSTRADO

5 comentários:

kin'xp disse...

Nice pages!
we like your blogging style and we want to sponsor your blog.
If you want us to link your blog in our site,
put us in your blogroll and

1.send us your site/blog address;
2.send us a representative image of your blog (if you have one);
3.send us a brief description of your site.

we would be honored to sponsor your blog!



ilinkyoursite staff
"I link your site"

mae joao disse...

Perante esta “ilustração” de uma conversa inocente mas SÁBIA, nós (crescidos) somos coagido a uma escrupulosa reflexão.

Sem prévia pesquisa em casa os meninos da Vera ofereceram-nos mais um magnifico projecto: COMUNICAÇÃO e/ou falta de comunicação, um projecto do dia a dia, SEMPRE

sofia wahnon disse...

Olá Vera,
Bom carnaval!

Também adorámos o Perto e a poesia da mensagem que veicula. Uma história ternurenta e reflexiva. Para nós fez muito sentido, pois apanhamos todos os dias o mesmo metro, descemos/subimos a mesma rua e, enfim, no percurso, vamos vendo sempre as mesmas caras - anónimas-conhecidas. O David até levou o livro para a sua sala e nesse dia descobrimos que, a Marta, afinal também tinha um (vá-se lá saber...;))

Quanto ao mercadinho, então não é que passámos lá toda a tarde?! entre tapetes na relva e com bugigangas a 0,25 cêntimos. Não só houve tempo para vendas, mas também para trocas, brincadeiras e novas amizades. Vale mesmo a pena ficar atento aos próximos, sobretudo em cidades como a nossa onde vivemos numa eterna Primavera.

Bjs desta família.

Nós disse...

Obrigada Vera!
Com certeza um livro a comprar para ler em casa com o Txurilury(que quase não precisa de mim para ler!) bem como na escola com os meninos!
Bjs

Marta disse...

De facto é um livro do qual sou fã. Achei o máximo. E acho que é possível trabalhá-lo em várias idades, o que o torna ainda mais especial. Um destes dias vou pô-lo no blogue dos pequenos leitores. Este merece lá estar...

Beijinhos