sábado, 13 de dezembro de 2008

Projecto "O que são sólidos geométricos?"


Depois de termos percebido que as Figuras Geométricas Planas são diferentes dos Sólidos Geométricos partimos para um grande Projecto ao Mundo da Matemática Tridimensional!


Talvez todos já saibam, mas não custa lembrar que existem figuras de zero dimensões, de uma dimensão, de duas dimensões e de três dimensões, e foi isso que nós fomos investigar com este projecto, e até eu relembrei esta matéria da Matemática, que é tão importante. Nada melhor que observar e compreender na prática com exemplos reais para elevarmos o pensamento, o cálculo ao que não vemos, ao que eu chamo muitas vezes de Matemática Invisível.

Descobrimos que ...

A única figura de zero dimensões é o ponto ( . ).


As figuras de uma dimensão são as linhas, sejam rectas, sejam curvas.


Figuras de duas dimensões, também chamadas de figuras planas, são aquelas que não tem volume. Entre elas podemos encontrar o círculo, o triângulo, o quadrado, o pentágono, o hexágono etc...


Quanto às figuras tridimensionais - isto é, de 3 dimensões - são aquelas que tem um volume. Elas também são chamadas de "sólidos geométricos". Descobrimos bastante sobre estas figuras. Comparamos a esfera, a pirâmide, o cubo, o cilindro, o cone, o paralelepípedo com vários objectos do nosso quotidiano... e encontrámos bastantes, vejam só: cone-gelado; paralelepípedo -caixa de sapatos; cubo-casa; pirâmide-telhado; esfera-bola de futebol...


Estas descobertas foram bastante significativas para nós, tanto que até pensámos em construir a nossa árvore de Natal com sólidos Geométricos!!! Ficou espectacular! Demorou bastante tempo a ser construída, trabalhámos imenso... mas a compensação está à vista ... Uma árvore de Natal fantástica e realizada com bastante cálculo, organização e como sempre em equipa!!!

1 comentário:

Anónimo disse...

ESPECTACULARES
FANTÁSTICAS
as árvores da Sala da Vera!!!!!!
sim, sáo duas!!!!!!

Obrigada pela lição de geometria...algumas matérias são mais fácil de aprofundar cá em casa quando os minis trazem a introdução da sala.

O gosto e o prazer pela Matemática:
OBRIGADA Vera!!!!

Crescendo com a "amiga" matemática desta forma tão envolvente e divertida, tenho a certeza que haverá áreas da vida académica que irão "correr sobre rodas"