domingo, 9 de novembro de 2008

Campanha de Natal- AJUDAR E SABER SER!



Esta semana, inspirados pela campanha de NATAL a que aderimos de mãos, alma e coração percebemos melhor o que significa realmente AJUDAR e SER SOLIDÁRIO!

Deixo-vos este poema para reflectirmos, pensarmos e acima de tudo sentirmos!!


Saber Ser...


Solidários somos pessoas, somos vida.
Solitários, somos apenas mais uma peça
no meio de tanta gente.
De mãos dadas, somos força.
Desunidos somos abandono e impotência.
Isolados somos ilhas sem azul.
Juntos somos continentes.
Inconscientes, somos SER sem voz.
Reflexivos, somos grupo.
Organizados, somos civilizados.
Sem organização, somos só mais um objecto de lucro.
Em equipa, ganhamos e aprendemos a perder,
crescemos em cooperação.
Individualmente, perdemos, continuamos iguais.
Participando, somos sociedade.
Marginalizando-nos, somos só mais um,como tantos.
Unidos somos um só,SABER e SENTIR.
Dispersos, somos vozes sem eco...
Em comuniade, fazemo-nos ouvir com convicção.
Com acções sólidas, construímos sempre.
Com partilha, ajudamos e evoluímos ...
Com esperança, crescendo com valores de entre-ajuda
seremos juntos...UM MUNDO MELHOR!!!


É este o valor que quero passar às minhas crianças... sempre!!!

Faz parte do SABER SER!

4 comentários:

Xana disse...

Ensinar a ajudar e a ser solidário parece-me a melhor forma de ensinar a saber ser.
A campanha a que a escola aderiu mostra mais uma vez, o que já sabia, que nesta escola o mais importante são as crianças e o que se lhes ensina.
É bom ver que em todas as salas e em todas as educadoras isso está presente.
Que sorte a dos meninos da Vera vão aprender algo fundamental para virem a ser adultos melhores.

Bjs grandes

Inês disse...

Gosto do poema! Estavas inspiradita... Sem dúvida que a união faz a força e que, todos juntos, conseguimos agir para, de alguma forma, melhorar o mundo!E isso sabe-nos tão bem!

Nós disse...

Obrigada por este poema!
Nem imagina como foi importante, para mim, ler isto hoje. Depois de um dia que me fez questionar o meu caminho, enquanto educador, e que me fez duvidar da minha meta, este poema repos-me no caminho e voltou a iluminar-me.
OBRIGADA Amiga Vera!
Bjs

Petra disse...

“Sinto muito, mas não pretendo ser um imperador. Não é esse o meu ofício. Não pretendo governar ou conquistar quem quer que seja. Gostaria de ajudar – se possível – judeus, o gentio... negros... brancos.”
“Todos nós desejamos ajudar uns aos outros. Os seres humanos são assim. Desejamos viver para a felicidade do próximo – não para o seu infortúnio. Por que havemos de odiar e desprezar uns aos outros? Neste mundo há espaço para todos. A terra, que é boa e rica, pode prover a todas as nossas necessidades.”
“Hannah, estás me a ouvir? Onde te encontrares, levanta os olhos! Vês, Hannah? O sol vai rompendo as nuvens que se dispersam! Estamos a sair das trevas para a luz! Vamos entrando num mundo novo – um mundo melhor, em que os homens estarão acima da cobiça, do ódio e da brutalidade. Ergue os olhos, Hannah! A alma do homem ganhou asas e afinal começa a voar. Voa para o arco-íris, para a luz da esperança. Ergue os olhos, Hannah! Ergue os olhos!”

Charles Chaplin “O Grande Ditador”

Obrigada á Vera e a todos os que ensinam os nossos meninos estes valores tão importantes.
Pode ser que assim os nossos filhos possam algum dia Erguer os Olhos e Ver ...