segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Mãos á obra...no Outono!

A par do que já tínhamos feito sobre a nova estação do ano, o Outono, que mais parece um misto de Inverno Cubano, com direito a tempestade tropicalesa e cheias à Portuguesa... decidimos pôr mãos à obra!!!

As actividades da sala, as que temos todos os dias ao nosso dispor, falo das actividades das áreas de trabalho, e os projectos preenchem-nos. Mas mesmo assim não podemos repelir, de vez, os TEMAS que nós tanto tentamos evitar por serem demasiado estanques e por vezes nada interessantes e pedagógicos... aqui está a prova que por vezes não é bem assim!

Já eu quando andava no Jardim de Infância o fazia e muitos de vós também o devem ter feito!!! A bela da folha do Outono, a castanha do São Martinho e ás vezes até preenchia as nuvens por dentro com algodão! Isto tudo para vos explicar que por vezes os assuntos ou temas, se assim os quisermos chamar, que nos poderão interessar menos, a nós e a eles, podem trazer um quê de interessante e até alvo de questões!

Depois do amigo M.L. nos ter trazido alguns elementos do Outono, ( folhas, ouriços da castanha, castanha e outros) outro amigo da sala, o P.C., perguntou-nos se o mês em que estávamos era o mês do Outono. Uma breve explicação elucidou-os a todos, percebi então que é bastante pertinente não fugir de assuntos que nos parecem básicos ou menos lúdicos para crianças como as minhas... especiais, fantásticas, maravilhosas e com uma sede de saber mais e mais e mais até não acabar...

Primeiro começámos por perceber que Outubro é o mês em que estamos, e Outono a estação do ano deste mês e de mais alguns!!!

Falámos das características desta estação e outras particularidades da mesma, surgiu então uma conversa sobre árvores... estas ficam com folhas verdes escuras, amarelas, castanhas e na opinião da I.C. ficam até cor de laranja pôr do sol, (digam lá se os meus meninos são ou não são um tesouro de encanto e genialidade...)

Dito isto e muito mais... a grande ideia surgiu... e mais um projecto nasceu...

...A árvore das estações...

E porque não fazermos uma árvore aqui para a nossa sala, perguntou a Miana... o ideal seria plantar uma árvore, mas prontamente nos responderam ... e as raízes???

O melhor seria construí-la com alguns materiais, sugeri eu... e é claro que criar é motivo de "revolução e gargalhada". Aceitaram prontamente o desafio, saltaram ideias, brilharam fantasias e decidimos então qual seria o grupo de trabalho e mãos à obra... no final da semana visitem a nossa sala .. terão uma bela surpresa ... talvez uma árvore "Bonsai" :) com cores e cheiros do Outono.... agora, porque quando chegar outra estação estará bem diferente, nas sempre original!!!

E aqui está a prova, que da simplicidade de uma conversa na reunião de conselho e de uma surpresa de um amigo podem nascer grandes ideias, aprendizagens e projectos...

Mais um dia fantástico com este novo Projecto que nos ofereceu curiosidade e vontade para aprender e muito entusiasmo para criar!!!

2 comentários:

Xana disse...

Amanhã vou passar na Sala da Vera para ver como ficou essa árvore fantástica.
Bjs

Anónimo disse...

como as crianças são maravilhosas...

é estupendo como transformaram o já tão "gasto" outono num promissor projecto...

não consegui esperar pelo final da semana…

Na sala da Vera o “cantinho” do Outono é muito convidativo… deu-me vontade de ser um gnomo e entrar naquela natureza!!!!!!!