terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Lembrem-se das músicas dos anos 80...


Os bebés adoram ouvir música, canções melodiosas e repetidas, sons da natureza ou de objetos (onomatopeias), muitas vezes temos famílias que nos perguntam o que lhes cantam?
Eis a resposta... canções da nossa infância, os famosos lalalala, melodia de uma canção com outra letra, repetições de sons, rimas, brincadeiras sonoras que os divertem a eles e muitas vezes também a nós... 
Aqui vos deixo um medley que cantava ao meu filhote... e funcionava! 
Como prometido partilho letras de algumas canções engraçadas para cantarem e brincarem com os vossos bebés...
Quem não se lembra destas canções, muitas delas repetidas nas escolas dos anos 80!
O medley...
Galinhas
Doidas, doidas, andam as galinhas
Para por o ovo lá no buraquinho
Raspam, raspam, raspam
P'ra alisar a terra
Picam, picam, picam
Para fazer o ninho
Arrebita a crista o galo vaidoso có-có-ró-có-có feito refilão e todo emproado com ar majestoso é o comandante deste batalhão.

Era uma vez um cavalo
Era uma vez um cavalo
Que vivia num lindo carrossel
Tinha orelhas espetadas
E o rabo era feito de papel
A correr (Tralalá)
A saltar (Tralalá)
Cavalinho nunca sai do seu lugar (Tralalá)
A correr (Tralalá)
A saltar (Tralalá)
Cavalinho nunca sai do seu lugar (Tralalá)

O pastorinho
Havia um pastorinho
Que andava a pastorar
Saiu da sua casa
E pôs-se a cantar
Dó Ré Mi Fá Fá Fá
Dó Ré Dó Ré Ré Ré
Dó Sol Fá Mi Mi Mi
Dó Ré Mi Fá Fá Fá
Chegando ao palácio
A rainha lhe falou
Alegre pastorinho
O seu canto me agradou
Dó Ré Mi Fá Fá Fá
Dó Ré Dó Ré Ré Ré
Dó Sol Fá Mi Mi Mi
Dó Ré Mi Fá Fá Fá

Os 3 gatinhos
Os 3 gatinhos
Perderam os chapelinhos
Puseram-se a chorar:
Ó mamã querida
Os nossos chapelinhos
Não os podemos achar
Perderam os chapelinhos?
Há que feios gatinhos
Então não vão brincar
Os 3 gatinhos
Acharam os chapelinhos
Puseram-se a cantar:
Ó mamã querida,
Os nossos chapelinhos podemos achar
Acharam os chapelinhos?
Ai, que lindos gatinhos...
Então já vão brincar
Miau, Frou, Frou!
Miau, Frou, Frou!
Então já vão brincar

O meu chapéu
O meu chapéu tem três bicos
Tem três bicos o meu chapéu.
Se não tivesse três bicos,
o chapéu não era meu.
-substituir por gestos ou sons: o meu; chapéu; tem; três; bicos.

Patinhos
Todos os patinhos
sabem bem nadar,
Cabeça para baixo
Rabinho para o ar
Quando estão cansados
da água vão sair,
da água vão sair
Depois em grande fila
P’ró o ninho querem ir
Depois em grande fila,
Para o ninho querem ir.

Papagaio louro
Papagaio louro
de bico dourado,
leva-me esta carta
ao meu namorado.

Come a papa, Joana come a papa
Come a papa, Joana come a papa
Come a papa, Joana come a papa
Joana come a papa.
1, 2, 3
Uma colher de cada vez
4, 5, 6
Era uma história de reis
E outra colher de papa.
7, 8, 9
Ainda nada se resolve
10, 11, 12
À espera que a mosca pouse
E outra colher de papa
13, 14 e meia,
A coisa não está tão feia. 15, 16, 17
Mais um pingo no babete
E outra colher de papa

  Tiro - Liro - Liro
Lá em cima está o tiro - liro
Cá em baixo está o tiro - liro - ló
Lá em cima está o tiro - liro
Cá em baixo está o tiro - liro - ló
Juntaram-se os dois à esquina
A tocar a concertina
A dançar o solidó.
Juntaram-se os dois à esquina
A tocar a concertina
A dançar o solidó.
Comadre, minha comadre,
Ai, eu gosto da sua pequena.
É bonita, apresenta-se bem
E parece que tem uma pele morena
É bonita, apresenta-se bem
e parece que tem uma pele morena

Três pombinhas
Lá vai uma, lá vão duas,
três pombinhas a voar,
uma é minha, outra é tua,
outra é de quem a apanhar.
Sete e sete, são catorze,
com mais sete são vinte e um,
tenho sete namorados,
e não gosto de nenhum.

Minha machadinha
Ah, Ah, Ah, minha machadinha
Ah, Ah, Ah, minha machadinha
Quem te pôs a mão, sabendo que és minha
Quem te pôs a mão, sabendo que és minha
Sabendo que és minha, também eu sou tua
Sabendo que és minha, também eu sou tua
Salta machadinha, para o meio da rua
Salta machadinha, para o meio da rua
No meio da rua, não hei-de eu ficar
No meio da rua, não hei-de eu ficar
Hei-de ir à roda, buscar o meu par
Hei-de ir à roda, buscar o meu par

Fui ao jardim da Celeste
Fui ao jardim da Celeste,
giroflé, giroflá,
fui ao jardim da Celeste,
giroflé, flé, flá.
O que foste lá fazer?
giroflé, giroflá,
O que foste lá fazer?
giroflé, flé, flá.
Fui lá buscar uma rosa,
giroflé, giroflá,
Fui lá buscar uma rosa,
giroflé, flé, flá.
Para quem é essa rosa,
giroflé, giroflá,
Para quem é essa rosa,
giroflé, flé, flá.
É para a menina (Maria),
giroflé, giroflá,
É para a menina (Maria),
giroflé, flé, flá.

Olha a bola Manel
O Manel tinha uma bola,
que rolava pelo chão
na calçada ela rebola,
deu-lhe uma dentada um cão
[refrão]
Olha a bola Manel,
olha a bola Manel
foi-se embora, fugiu
olha a bola Manel,
olha a bola Manel
nunca mais ninguem a viu
O Manel tinha uma bola,
mas por falta de atenção
lá deixou ele ir a bola
entre os dentes de um cão
O Manel tinha uma bola
mas agora não tem não
e a gente a ver se o consola
vai cantar esta canção

  Eu perdi o dó
Eu perdi o dó da minha viola
Da minha viola eu perdei o dó
Dormir é muito bom, é muito bom (bis)
É bom camarada, é bom camarada
É bom, é bom, é bom ...
É bom
Dó - ré - mi - fá - sol - lá - si
(dormir - remar - miminho - falar
solzinho .- lavar - silêncio)

Dó-Ré-Mi
Dó - Ré - Mi - a mimi
Mi - Fá - Sol - pelo sol
Fá - Mi - Ré - vai a pé
Mi - Ré - Dó - não tem pópó
Dó - Ré - Mi - eu cozi
Mi - Fá - Sol - um pão mole
Fá - Mi - Ré - p'ro café
Mi - Ré - Dó - da minha avó

Eu vi um sapo
Eu vi um sapo,
Um feio sapo
Ali na horta,
Com a boca torta
Tu viste um sapo,
Um feio sapo
Tiveste medo,
Ou é segredo
Eu vi um sapo,
Com guardanapo
Estava a papar
Um bom jantar
Tu viste um sapo
Com guardanapo
E o que comia
E o que fazia
Eu vi um sapo
A encher o papo
Tudo comeu
Nem ofereceu
Tu viste um sapo
A encher o papo
E o bicharoco
Não te deu troco
Eu vi um sapo
Um grande sapo
Foi malcriado
Fiquei zangado

Ti' Anica
Ti'Anica, Ti'Anica,
Ti'Anica de Loulé,
a quem deixaria ela
a barra do cachiné?
Olé! Olá!
Esta moda não está má.
Olá! Olé!
Ti'Anica de Loulé.
Ti'Anica, Ti'Anica,
Ti'Anica da Fuseta,
a quem deixaria ela
a barra da saia preta.
Olé! Olá!
Esta moda não está má.

Vá não custa nada... trautear faz bem a todos... experimentem!

Sem comentários: