quarta-feira, 22 de maio de 2013

E porque é que defendemos tanto o direito a participar!?

Em primeiro, pelo DIREITO, pelo superior interesse da criança e porque assim que é concebida a criança é um ser dotado de direitos, é um cidadão!

Em segundo, porque defendemos que a livre expressão, a avaliação em grupo, trabalho cooperativo, comunicação de produções, divulgação de mudanças, partilha de novidades, registo participado, promove as trocas entre pares e potencia um clima rico em heterogeneidade cultural onde se consegue ganhar o melhor da educação com crianças pequenas: a diferenciação pedagógica!

Portanto...
Respeitar ritmos de cada criança;
Potenciar as competências de cada criança;
Ir ao encontro da história de vida de cada um;
Saber ouvir cada um e o grupo como um todo cheio de diferenças;
Flexibilizar nos momentos de conflito e angústia;
Adequar o discurso e postura a cada criança;
Desenvolver momentos de diálogo envolvente e de atenção ao que a criança quer expressar.

É este conjunto de ações que vai permitir ao educador, durante a caminhada de vida com uma criança, apoiar e "andaimar" a construção multicultural da igualdade e da diferença, pois sabemos À partida que o contrário da igualdade não é a diferença mas sim a desigualdade, daí o valor acrescido à DIFERENÇA e ao SER ÚNICO e INDIVIDUAL!!! 

É o que queremos mesmo, que todos se sintam diferentes na igualdade e não iguais... lutamos para que a criança sinta que pode sempre participar, pois é diferente do outro e acrescentará  sempre algo mais!!!

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