terça-feira, 11 de setembro de 2012

A magia das histórias...


Contar uma história é recorrente, todos os dias temos histórias ou de manha ou tarde na nossa biblioteca, antes de dormir para dormirmos ainda melhor, ou mesmo num momento mais formal depois da sesta, para despertarmos calmamente, temos a hora do conto, mas às terças-feira à tarde temos uma tarde diferente com as histórias.

Às terças à tarde fazemos uma dinamização do conto, podemos contar uma história com fantoches, desenhar a história, ouvir a história em CD, mimar a história, ver a história em suporte digital ou até mesmo recorrer a acontecimentos, personagens ou elementos da história para dali retirar um efeito surpresa. Desta vez da história "Elmer e o arco-iris" saltou a trovoada, a gruta escura, (sabem ninguém se assustou foi tudo muito gradual) e alguns amigos mais chegados do Elmer que o ajudaram nesta aventura...

A capacidade de abstração e maior concentração é tal, que a dada altura quando abrimos a janela da sala, alguns esboçaram uns largos sorrisos dizendo: "Ah ... não está a chover!!!", "olha vi o arco-iris e a trovoada"... é a magia das histórias!!!!

2 comentários:

Xana disse...

EPÁ.... deve ter sido bem giro, para a próxima convida-nos a ouvir uma história assim, no escurinho e com muito suspense!!!!
Beijinhos

Marta disse...

As histórias são o melhor da nossa vida. Adoro contar, adoro ouvir. De certeza que nesta sala vai haver muitas histórias para contar!!!

Esta deve ter sido muito especial... que divertido ouvir assim uma história, quase parece que estavas a contar um segredo. E já vi que daqui surgiu um belíssimo trabalho do reconto da história, certo? Parabéns pelo trabalho!