sábado, 3 de outubro de 2009

Tabela de vacinação




Pais, não se esqueçam de verificar as datas do boletim de saúde e de não adiar o essencial!

A vacinação é importante e deve ser feita na idade adequada!
----
Graças ao índice positivo de vacinação em Portugal temos melhorado vários surtos de doenças e controlado possíveis pandemias.
----
"Os pediatras alertam para a importância da vacinação para evitar as doenças habituais da infância, apesar de muitas estarem eliminadas em Portugal.As doenças são consideradas eliminadas de um país ou região após três anos consecutivos sem registo de novos «casos indígenas» (locais).Sarampo, difteria e poliomielite estão eliminadas em Portugal, segundo a Direcção-Geral da Saúde (DGS), que considera «muitíssimo positiva» a evolução nas últimas décadas das doenças infantis (0-14 anos) para as quais existem registos e vacinas. Já entre as doenças sem vacina e declaração obrigatória está a escarlatina, pelo que não há números precisos. Mas «tudo indica que se tem mantido estável», segundo disse à Agência Lusa Graça Rocha, da secção de infecciologia pediátrica da Sociedade Portuguesa de Pediatria. Os últimos dados sobre a varicela, também sem declaração obrigatória, remontam a 2002, quando, segundo o estudo serológico nacional, mais de 80 por cento das crianças tinham esta doença nos primeiros quatro anos de vida. A médica lembrou que existe no mercado vacina contra a varicela (desde 2004), mas não está integrada no Programa Nacional de Vacinação (PNV). Para o sarampo, papeira e rubéola existe a vacina VASPR, que é administrada no PNV aos 15 meses e à entrada para a escola primária. «Porque temos felizmente elevadas taxas de vacinação não temos tido casos de sarampo. O mesmo não tem acontecido em muitos países da Europa onde as taxas de vacinação são mais baixas e onde têm surgido casos», referiu a médica à Lusa, exemplificando com a situação do Reino Unido no ano passado. Há também registos de casos de papeira «porque ocorreu alguma variação do vírus, pelo que teve de se adaptar a vacina», acrescentou. A DGS revelou que entre 2003 e 2007, na lista das doenças de declaração obrigatória, o maior número de novos casos corresponde à papeira (parotidite). Nesses cinco anos houve um total de 841 registos. Graça Rocha explicou, também, que em várias doenças virais a «probabilidade de complicações é maior se a infecção ocorrer na idade adulta» e daí o pensamento de alguns pais em provocar o contágio o mais cedo possível. No entanto, «podem ocorrer complicações dessas doenças na criança pequena». Por isso, defendeu «uma prevenção eficaz», através da vacina do sarampo, da rubéola, parotidite e papeira, nomeadamente. A única doença erradicada em todo o mundo, através da vacinação, é a varíola, na sequência de uma certificação da Organização Mundial de Saúde (OMS) a 8 de Maio de 1980."
2009-04-09
Fonte: Agência Lusa
Pode encontrar este artigo em: http://saude.sapo.pt/artigos/noticias_arquivo/2009/abril/ver.html?id=988954
---
Apesar deste texto não lembrar que a Tuberculose, Hepatite e Tétano são as doenças com maior taxa percentual de efeito letal, com a ausência da vacinação, todos nós sabemos deste facto... por isso mesmo, estas vacinas deverão estar sempre regularizadas... para o bem de todo nós!!!

Sem comentários: