A estrutrura ...
É um instrumento de dupla entrada, tem na primeira linha vertical o
nome das tarefas de manutenção e apoio às rotinas do grupo. Á frente de cada tarefa
deverá constar um espaço para colocar o nome das crianças que ficam responsáveis por cada tarefa.
A execução...
A execução das tarefas poderá ser a pares, para dar a oportunidade, de a dois, assumirem estratégias, resolverem problemas e também para estimular, a entreajuda, discussão e comunicação daquilo que se faz. Existem tarefas que são diárias outras semanais e por conseguinte não será justo os pares ficarem duas semanas seguidas em tarefas semanais ou diárias, por mais que a escolha e distribuição de tarefas deva ser feita pelas crianças e em reunião, deverá existir uma mediação eficaz e equitativa por parte do adulto para ir lembrando destas particularidades. Existem muitas combinações e contratos feitos em grupo, daqui se entende que este mapa tem estrutura, organização e funcionamento tipo, no entanto as regras e regulamentos são sempre balizados em grupo e pelo grupo.
A avaliação...
A avaliação deste instrumento deve ser semanal, contudo o seu registo deve ser mensal para memória/registo do grupo, assim podemos aferir mais facilmente quem já fez determinada tarefa. Na nossa sala e no inicio do ano combinamos o código de avaliação das tarefas: decidiu-se que bolinha cheia seria totalmente conseguido, meia bolinha, parcialmente conseguido, bolinha vazia, não conseguido. Decidimos também que nop caso de se avaliar bolinha vazia, deveríamos escrever sempre em ata de reunião de conselho, (reunião de sexta-feira), o porquê de naquela semana, aquela tarefa não ter sido realizada ou conseguida. Esta avaliação em grupo é tão fundamental quanto a boa execução das tarefas, se tal não existir não haverá avanço nas estratégias usadas em cada tarefa e ao mesmo tempo os pares tornarem-se desfuncionais, para não falar da importância da partilha e debate sobre métodos de trabalho.
O que ganhamos...
Este
mapa ajuda na responsabilização de cada criança no cumprimento daquilo que se auto-propôs fazer, dá a possibilidade de a pares executar tarefas do quotidiano, preparando e dando possibilidade de se praticar funções que na realidade existem e são autênticas na sua vida escolar.
Não esquecer...
Pretende-se que as tarefas não sejam encaradas como faz de conta ou como tarefas que em nada ajudam o grupo a regular responsabilidades e a concretizar afazeres da vida em grupo.
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