quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Instrumentos de Trabalho

“A criança é um sujeito que já é um cidadão, ou seja, que tem os seus direitos, interesses e necessidades próprias”.

Freinet

A criança enquanto cidadão pode e deve decidir-se por actividades do seu interesse por conseguinte todo os instrumentos são facilitadores de uma maior autonomia escolha e promoção dos seus verdadeiros interesses e decisões.

O ambiente geral da nossa sala resulta de uma forma agradável e altamente estimulante, utilizamos as paredes como expositores permanentes das produções das crianças onde rotativamente se revêem nas suas obras de desenho, pintura, recorte e colagem, texto entre outras. É também numa das paredes, no nosso caso num quadro mais baixo, à sua altura, que as crianças poderão encontrar todo o conjunto de mapas de registo que ajudem a planificação, gestão e avaliação da actividade educativa participada por elas.



Vou começar pelo Mapa de Actividades ...


Trata-se de um mapa de dupla entrada. Na coluna da esquerda e na vertical tem o nome das crianças enquanto na coluna horizontal superior deve ter todas as áreas de trabalho e as actividades que estas oferecem.


Como funciona??? - A criança marca todos os dias as actividades que pretende realizar nesse dia com um circulo, (aberto) e no final do dia deverá preenche-lo caso tenha realizado essa actividade, na verdade os meus meninos à medida que vão cumprindo as actividades planeadas voltam ao mapa de actividades e pintam a bolinha por dentro, como acho uma estratégia válida e de certo modo mais simples é assim que a maior parte o faz.

O mapa de actividades, na nossa sala, é avaliado mensalmente, em reunião do conselho, é claro que diáriamente fazemos pequenos contratos sobre o mapa e as actividades em que cada um se inscreve, de modo a que a criança tenha noção das áreas em que permanece mais vezes e noutras que não frequenta tanto.

Este mapa para além de ter interesse a nível do planeamento, constitui também um suporte para momentos vários de observação e análise colectiva ou para ajudar a tomada de consciência individual, ou em dialogo comigo.

Sem comentários: