quinta-feira, 25 de junho de 2009

FESTA FINAL DE ANO ...


Estamos em contagem decrescente para o grande momento apoteótico!!!
Eu a crescida lá da sala estou super ansiosa... tento não transparecer mas azáfama da nossa escola, que vive à uma semana intensamente o clima festivo deste grande momento e sente como ninguém a agradável tensão :) para que tudo corra bem, não deixa enganar ninguém!
As crianças desdobram-se em ensaios... sentem que todos os minutos são preciosos e sorriem no final de cada ensaio como se da estreia se tratasse, apoiam-se, partilham as performances entre salas, mostram os trajes, vibram ... batem palmas... faz-lhes bem... sinto que esta energia é positiva e que eles crescem de uma forma dinâmica, corajosa e muito feliz!!!

Ontem pensava com os meus botões, será que estão a gostar, será que estão a sentir o peso da responsabilidade!!!??? Eis a resposta:

Rafaela D.- Temos que ver muito bem os meninos da sala da Inês, eles são pequenos e precisam de apoio!

Pedro C. - Eles vão para o recreio de fora ensaiar???

Inês C. - Não é neste aqui de dentro!!!

Pedro C. - E agora nós não podemos ensaiar mais uma vez... quero fazer pinos da capoeira!!!

Rafaela D. - Vou pedir à Vera para chamar a Miana para ensaiarmos também!!! Mas a seguir aos meninos da Inês!

Inês C. - E.... BOA!!!! Vamos!!!

E lá ensaiamos mais uma vez... e outra... muitas gargalhadas, muitos abracinhos... a verdadeira FESTA é aqui... entre nós... é muito bom sentirmos esta alegria nos nossos meninos!!! Estou lamechas desculpem... final de ano!!! Bem ... e por querermos partilhar... SÁBADO é o grande dia!!! Falta pouco e é já amanhã... a nossa GRANDE FESTA!!!

Os Pais envolvem-se cada vez mais e a eles agradeço toda a dedicação, paciência (pois cedem às exigências do mundo artístico), energia, (pois bem sei que o verdadeiro artista tem os seus "quês" de "esquisitísse")... não tem sido fácil contornar os excessos de final de tarde nem o sono ao acordar de manhã... mas as férias estão aí!!!

Obrigada a todos por tudo pelo ajuda, palavras e compreensão!!!

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Sementes da Música




















PAIS ... CRIANÇAS .... EDUCADORES... PROFESSORES ... AVÓS .... TIAS .... AMIGOS E AMIGAS...
Aqui vos deixo esta bela sugestão...
Tive o privilégio de privar, durante os grandes momentos da minha formação inicial, com os autores... por isso e não só, sou fã incondicional da vivacidade e audácia do Paulo e da ternura e sabedoria da Ana... este livro magnífico deixa saltar ,ao longo das suas páginas, belos momentos musicais, conselhos, jogos, actividades, ilustrações fabulosas, pautas para quem as sabe ler e um doce e suave toque da nossa "herança musical", (parafraseando a autora).

A ilustradora é a esplendorosa Madalena Matoso, que não tenho o prazer de conhecer mas que eu tanto aprecio e admiro!!! Não percam esta compilação de tantas coisas boas!!!

Pela editora: Os autores querem proporcionar o contacto com rimas infantis que integram diferentes elementos musicais, com canções que embalam ou que contam uma história, com jogos de ritmo e de interacção. O CD que acompanha o livro contém música gravada para escutar, dançar ou imaginar, com sons de instrumentos, com ambientes de ontem, de hoje e de sempre. Inclui-se propostas de actividades para a 1.ª infância.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

A Princesa e a Ervilha...


Era uma vez um príncipe que queria casar com uma princesa — mas tinha de ser uma princesa verdadeira. Por isso, foi viajar pelo mundo fora para encontrar uma, mas havia sempre qualquer coisa que não estava certa. Viu muitas princesas, mas nunca tinha a certeza de serem genuínas havia sempre qualquer coisa, isto ou aquilo, que não parecia estar como devia ser. Por fim, regressou a casa, muito abatido, porque queria uma princesa verdadeira.

Uma noite houve uma terrível tempestade; os trovões ribombavam, os raios rasgavam o céu e a chuva caía em torrentes — era apavorante. No meio disso tudo, alguém bateu à porta e o velho rei foi abrir.

Deparou com uma princesa. Mas, meu Deus!, o estado em que ela estava! A água escorria-lhe pelos cabelos e pela roupa e saía pelas biqueiras e pela parte de trás dos sapatos. No entanto, ela afirmou que era uma princesa de verdade.

— Bem, já vamos ver isso — pensou a velha rainha. Não disse uma palavra, mas foi ao quarto de hóspedes, desmanchou a cama toda e pôs uma pequena ervilha no colchão. Depois empilhou mais vinte colchões e vinte cobertores por cima. A princesa iria dormir nessa cama.

De manhã, perguntaram-lhe se tinha dormido bem.

— Oh, pessimamente! Não preguei olho em toda a noite! Só Deus sabe o que havia na cama, mas senti uma coisa dura que me encheu de nódoas negras. Foi horrível.

Então ficaram com a certeza de terem encontrado uma princesa verdadeira, pois ela tinha sentido a ervilha através de vinte edredões e vinte colchões. Só uma princesa verdadeira podia ser tão sensível.

Então o príncipe casou com ela; não precisava de procurar mais. A ervilha foi para o museu; podem ir lá vê-la, se é que ninguém a tirou.

Aqui têm uma bela história de Hans Christian Andersen ...

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Operações Aritméticas...



A Matemática muitas vezes também começa assim:
"Era uma vez os meus amigos que foram muitas vezes a Odivelas e a cada vez que lá iam compravam uma camisola... quantas vezes foram lá... eles compraram 3 camisolas...3x 1 camisola de cada vez... faz lá..."
Depois do enunciado eis a resposta hábil... " 3 camisolas não é ??? 1+1+1 são 3... eles foram 3 vezes e compraram 3 camisolas!!!" Uma soma repetida deu numa multiplicação simples.

Com materiais simples como recortes de revista e ideias geniais trazidas pelas nossas vivências fizemos de problemas operacionais uma brincadeira divertida!!! Uma história com um resultado final cheio de números e o mais importante raciocínio, dedução e representação...
...Matemática divertida!!!

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Como escolher um protector solar?


Deve preferir-se protectores de alto índice de protecção, sobretudo para pessoas com pele sensível.

Para além do grau de protecção ser adequado ao tipo de pele, a escolha do protector solar deve ainda basear-se no tempo que permanece no corpo, na resistência à água (banho e transpiração) e facilidade de aplicação.

Deve escolher-se uma marca de confiança, sendo de preferir os protectores de venda em farmácia.

Não comprar produtos expostos ao calor e ao sol, porque podem ter sofrido alterações e induzir mais facilmente reacções cutâneas.

Quadro de conselho para escolha do factor de protecção adequado ao tipo de pele:

 

TIPO DE PELE

Pele muito sensível/intolerante

Pele sensível/bebés e crianças

Pele muito clara

Pele clara

Pele morena ou bronzeada

1ª exposição

IP 50-60

IP 30-40

IP 30-40

IP 20-25

IP 12-16

Após as 1ª exposições

IP 50-60

IP 30-40

IP 20-25

IP 20-25

IP 12-16

Condições extremas (montanha e alto mar)

IP 50-60

IP 50-60

IP 50-60

IP 50-60

IP 20-25


Mais informações veja aqui!

Retirado do site:  Saúde e Medicamentos