Nesta casa partilho... a corrida os lugares e as culturas da infância...
terça-feira, 25 de abril de 2017
Jornadas Pedagógicas em Évora
É já no sábado, dia 29 de Abril de 2017...
Comigo estará a querida Teresa Matos, que levará com ela, e naquele jeito peculiar afetuoso e muito terno, as suas práticas em creche... farei parceria com ela e também eu levarei o melhor de mim e duma equipa que todos os dias de reinventa... o trabalho do CSPIN!
sexta-feira, 21 de abril de 2017
segunda-feira, 17 de abril de 2017
Biblioteca: Especial Dia da Mãe...
Sugestões de literatura infantil...
Alguns destes livros são um apelo à arte e aos sentimentos, outros deles pequenas lições que nos fazem refletir, outros ainda são histórias hilariantes que nos recordam a aventura de ser mãe...
Tão bom!
O meu pequeno leitor elege os tops...
TOP + Os melhores beijinhos
TOP + ou - A viagem da mãe
TOP - Eu quero a minha mamã!
Bebés e Crianças pequenas no Museu...Sim!
Fomos ao Museu...
Temos como princípio humanizador:
Educamo-nos com tudo e com todos...
Educamo-nos com tudo e com todos...
Desta vez quisemos mostrar o museu aos bebés e crianças do CSPIN!
E porquê?
Temos a ideia do museu como espaço artístico-cultural que deve promover continuamente o encontro, a experiência dos bebés e crianças pequenas com a arte de diferentes tempos, estilos e povos, tendo os seus modos singulares– em relação ao público adulto – de apreciação e exploração.
As memórias servem-nos até certo ponto, traem-nos por vezes como se outras versões de nós próprios se tratassem. Mas as experiências essas ninguém nos pode tirar!
Explorar na primeira pessoa é potenciar a aprendizagem e emoção, de tal forma que cria de imediato uma predisposição e curiosidade pelo que nos rodeia, transformando-nos para sempre. Se acontece com os adultos porque não com as crianças?
Esperamos muito quando saímos para tocar, mexer, experimentar, se assim não fosse não saíriamos do nosso espaço de conforto regular: a nossa creche!
Educuidar é isto ... É acreditar que mesmo com horas de planeamento, esforço fisico acrescido e trabalho triplicado tudo vale mesmo a pena!
No museu envolvidos por olhares, gestos, expressões que os ajudem a descobrir e fluir a arte que ali encontram, acreditamos que ampliaram as suas formas de ver o outro, o mundo, a arte e criarão significados autênticos, produzindo uma nova cultura, a deles, só a deles!
Acreditamos muito nos bebés e crianças do CSPIN!
Deixamo-vos algumas das marcas que trouxemos connosco!
quinta-feira, 6 de abril de 2017
sábado, 1 de abril de 2017
Seminário MEM no ISCE
Mais um sábado, desta vez entre amigos do MEM e numa instituição onde se sente ansiar pelas práticas democráticas, fez-me bem e fez-me perceber que realmente temos caminhado muito...
Estivemos... eu a Mónica Ricardo, Adelaide Vala, Manela Guedes, Ana Abrantes, Esmeralda Raminhos e Inácia Santana... Grande equipa!
Estivemos... eu a Mónica Ricardo, Adelaide Vala, Manela Guedes, Ana Abrantes, Esmeralda Raminhos e Inácia Santana... Grande equipa!
terça-feira, 21 de março de 2017
Festejar com os amigos do costume...
A Primavera chegou...
É dia da Árvore...
Dia da Poesia..
É dia da Árvore...
Dia da Poesia..
Escrevemos a ode dos sentidos de uma forma simples mas tão vivida: cheios de lama e sorrisos na cara! Mexemos, saltamos, gritamos...
Sujamos a roupa mas elevamos a imaginação...
Sujamos a roupa mas elevamos a imaginação...
sexta-feira, 10 de março de 2017
Miró veio à nossa sala...
Depois de 1h20 de preparação… muda roupa, higiene, mete chapéu, bebe água, ida para o recreio… ufff conseguimos iniciar a pintura da tapeçaria inspirada na obra de Miró…
Foi uma manhã de agitação… mas tudo foi maravilhoso e muito vivido!
sábado, 18 de fevereiro de 2017
Coimbra tem mais encanto...
Foi um grande esforço pessoal mas valeu, pela partilha, pela reflexão, pelo almoço, pela companhia, pelo núcleo de Coimbra que tão bem me acolhe e me recebe sempre com aquele sorriso e abraço quentinho... Foi muito bom, o esforço, a viagem e o que recebi!
quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017
A Onda...
Os projetos ganham o verdadeiro sentido quando se tornam transversais a toda a comunidade educativa!