Nesta casa partilho... a corrida os lugares e as culturas da infância...
segunda-feira, 30 de dezembro de 2013
segunda-feira, 23 de dezembro de 2013
quarta-feira, 18 de dezembro de 2013
Reagir agindo...
Pensar, refletir, rever e mudar é urgente!
Vamos lá ler e refletir no quanto nós, os crescidos, pesamos na vida de uma criança!
"As práticas educativas parentais desde o
nascimento dos filhos são responsáveis, em noventa por cento dos casos,
por comportamentos inadequados como o bullying e a indisciplina
escolar" investigador e psicólogo Luís Maia. Ler+
Serão só os pais os principais aliados neste desafio?
A familia alargada, amigos, técnicos todos temos uma co-responsabilidade, pois afinal "as crianças são do Mundo", (Freire, 1997, p.108)
"A indisciplina é um dos problemas que mais condiciona o crescimento de crianças e jovens. Afeta as relações, as aprendizagens, a autoestima e, consequentemente, o sucesso pessoal e académico.O que podemos fazer?" psicóloga Catarina Calado Ler+
domingo, 1 de dezembro de 2013
sábado, 30 de novembro de 2013
Uma saborosa tortilha de batata...
Recebemos o Feder, pai da Caetana e da Carmen, que nos veio ensinar a fazer tortilha de batata!
As duas salas em conjunto, com a ajuda do Feder prepararam os ingredientes: batemos ovos, descascámos e ajudámos a cortar batatas, já na cozinha o Feder, a Isabelinha e a Adi fritaram as batatas. Assistimos a toda a preparação e confeção muito entusiasmados e no final chegou a parte mais deliciosa: comer a tortilha.... e de uma forma partilhada! A sala da Vera e a sala da Marta Reis e Mariana fizeram um mega almoço e todos juntos experimentámos esta receita espanhola...
Foi uma manhã diferente, muito animada e que nos permitiu aprender bastante.
Ahora en español ... Gracias padre Feder! Nos encantó la visita y la receta ...
Vuelve a menudo .... Atención! Que esto era la traducción traductor google ...
quarta-feira, 27 de novembro de 2013
Quando for grande...quero ser educadora...
Uma grande peça de teatro... Adorámos...
Foi uma abordagem super pedagógica, envolveu imensas áreas do saber e ainda com uma expressão atual e apelativa ao olhar das crianças.
Ser educadora tem destas coisas, tenho a sorte de ir conhecendo estas ofertas culturais para os mais novos!
O enredo da peça:
A história passa-se numa cidade com muitas casas e casinhas, cada uma da sua cor. A escola desta cidade, era a única que estava quase pálida, e as suas paredes já pareciam cansadas de ficar em pé. Nunca ninguém se preocupou em reformá-la, até que um dia, anunciaram que ela estava em perigo de cair. Já ninguém lá poderia entrar. Peça a peça, o público vai acompanhar a vida desta comunidade. Vai participar da construção de uma nova escola. Vai envolver-se nos sentimentos e nos esforços da professora Arlete.
De uma forma muito divertida, o espetáculo apresenta as profissões e as suas características, num desfile fantástico de cenários e figurinos, todos eles construídos como se fossem um LEGO gigante. Muito bom não me canso de elogiar!!!
quarta-feira, 20 de novembro de 2013
Basta comprar um livro e já estamos a ajudar....
A Casa das Cores é um Centro de Acolhimento Temporário para crianças em perigo, dos 3 aos 12 anos, cuja proteção passa, num determinado momento das suas vidas, pela institucionalização. A Casa das Cores oferece-lhes um ambiente saudável e equilibrado que lhes permite construir um projeto de vida mais feliz, ao mesmo tempo que as necessidades de cada família são trabalhadas, capacitando-se os seus membros para que possam ser parte desse projeto de vida.
Este ano, dando um passo em frente, a Casa das Cores publicou o primeiro livro de uma colecção dedicada às crianças, que pretende angariar fundos para ajudar a suportar os custos da Casa. O livro é baseado no Juca, a mascote da Casa das Cores, que simboliza o guardião das crianças e da própria Casa.
Escrito por Pedro Branco, ilustrado por Vera Guedes e com o prefácio do Dr. Paulo Oom, Juca – O Amigo Guardião da Casa das Cores, conta-nos a história do Juca e de uma casa em ruínas, que depois de muitos sonhos e muito trabalho se transforma num lar para crianças que dele precisam. Uma Casa onde os sonhos e as cores não têm limite.
Se comprarem este livro, que podem oferecer neste Natal, estão a ajudar a Casa das Cores a pintar um futuro mais colorido para muitas crianças.
segunda-feira, 18 de novembro de 2013
Projeto: De onde vêm as conchas???
A pergunta foi mesmo esta e agora andamos numa de pesquisar, entrevistar e descobrir!!!
Alguém sabe alguma coisa sobre este assunto!?
Como sempre contamos com a ajuda dos amigos e família. Já sabem: são bem vindos, livros, imagens, objetos, filmes....
quinta-feira, 14 de novembro de 2013
Mapa de tarefas
A estrutrura ...
É um instrumento de dupla entrada, tem na primeira linha vertical o
nome das tarefas de manutenção e apoio às rotinas do grupo. Á frente de cada tarefa
deverá constar um espaço para colocar o nome das crianças que ficam responsáveis por cada tarefa.
A execução...
A execução das tarefas poderá ser a pares, para dar a oportunidade, de a dois, assumirem estratégias, resolverem problemas e também para estimular, a entreajuda, discussão e comunicação daquilo que se faz. Existem tarefas que são diárias outras semanais e por conseguinte não será justo os pares ficarem duas semanas seguidas em tarefas semanais ou diárias, por mais que a escolha e distribuição de tarefas deva ser feita pelas crianças e em reunião, deverá existir uma mediação eficaz e equitativa por parte do adulto para ir lembrando destas particularidades. Existem muitas combinações e contratos feitos em grupo, daqui se entende que este mapa tem estrutura, organização e funcionamento tipo, no entanto as regras e regulamentos são sempre balizados em grupo e pelo grupo.
A avaliação...
A avaliação deste instrumento deve ser semanal, contudo o seu registo deve ser mensal para memória/registo do grupo, assim podemos aferir mais facilmente quem já fez determinada tarefa. Na nossa sala e no inicio do ano combinamos o código de avaliação das tarefas: decidiu-se que bolinha cheia seria totalmente conseguido, meia bolinha, parcialmente conseguido, bolinha vazia, não conseguido. Decidimos também que nop caso de se avaliar bolinha vazia, deveríamos escrever sempre em ata de reunião de conselho, (reunião de sexta-feira), o porquê de naquela semana, aquela tarefa não ter sido realizada ou conseguida. Esta avaliação em grupo é tão fundamental quanto a boa execução das tarefas, se tal não existir não haverá avanço nas estratégias usadas em cada tarefa e ao mesmo tempo os pares tornarem-se desfuncionais, para não falar da importância da partilha e debate sobre métodos de trabalho.
O que ganhamos...
Este
mapa ajuda na responsabilização de cada criança no cumprimento daquilo que se auto-propôs fazer, dá a possibilidade de a pares executar tarefas do quotidiano, preparando e dando possibilidade de se praticar funções que na realidade existem e são autênticas na sua vida escolar.
Não esquecer...
Pretende-se que as tarefas não sejam encaradas como faz de conta ou como tarefas que em nada ajudam o grupo a regular responsabilidades e a concretizar afazeres da vida em grupo.
quinta-feira, 7 de novembro de 2013
Descobrir Amadeo...
Na Gulbenkian, dentro do Museu de Arte Moderna na exposição de Amadeo de Souza Cardoso fomos grande apreciadores de Arte... foi surprendente ver o quão cada uma de nós apreciou e explorou esta visita. A orientação da nossa guia, Rita, foi brilhante... ao longo da viagem, pela exposição, a Rita foi tirando do seu colete, de Amadeo, vários objetos que de uma maneira ou de outra estavam ligados à obra que apreciavamos. Interessante também, foi perceber como era a vida à 100 anos atrás, aprender como fazia as suas obras de arte e conhecer os seus gostos. Adorámos...
quinta-feira, 31 de outubro de 2013
... o boom da leitura....
Invadidos pelo entusiasmo da leitura e dos livros que apelam ao bom gosto cultural e estético passamos o dia assim ... entre livros...
As obras de arte da nossa sala estão repletas de curiosidades, ilustração original e histórias que nos ensinam e fazem viajar. Agora a área da biblioteca é uma das mais apreciadas e concorridas...
Fomos à discoteca...
E foi assim que de uma simples curiosidade surgiu um projeto técnico: a construção de uma discoteca dentro da nossa escola...
Se pensam que foi uma mega e extraordinária organização enganam-se. Fizemos um planeamento bem simples:
1.Fizemos uma reunião/entrevista na sala da Xana para saber o que os amigos mais crescidos sabiam sobre este assunto, e foi o que está à vista. Organizamos o pensamento no papel para não nos esquecermos do que íamos dizendo.
2.No final da nossa tertúlia surgiu a ideia de fazermos uma discoteca numa sala, mas onde, o melhor seria o ginásio isso ficou decidido.
3. E quem convidar?
Ficou decidido convidar todos os amigos da escola, se bem que percebemos, mais tarde, que alguns amigos ainda eram pequenitos para a musica alta, ambiente escuro e com luzes a piscar...
4.E quem nos pode ajudar?
A professora Ana ajudaria com a dança e o professor Steve com a música, se bem que estes dois professores na hora da ação transformaram-se.... na realidade a Ana tratou de toda a parte da música e luzes, o Steve tratou das entradas e ainda deu uma perninha como segurança....A Marta Reis e a Pati na parte de decor, colocaram tudo a postos e até uma bola de espelhos tivemos, criação da Rute e da Ana Patricia. Contamos ainda com a construção de um bar, a nossa Xaninha tratou de tudo até copinhos tínhamos, as cápsulas da neespresso com bebidas especiais deram mote a centenas de brindes.... tchimtchins e chiripitisssss....
Que tarde fantástica...
Agradecemos a toda a comunidade Diesina por se terem envolvido neste maravilhoso espirito de verdadeira cooperação e partilha!!!!
terça-feira, 29 de outubro de 2013
Ai chega chega... a tua agulha... afasta afasta o teu dedal....
Uma sessão de costura maravilhosa onde todos tiveram a oportunidade de experimentar e criar!!!
Obrigada Mãe Mariana pela experiência, adoramos a nossa almofada chouriço!!!
Ficam prometidas mais sessões de costura e patchwork não é????
segunda-feira, 21 de outubro de 2013
Jogos sociais e muito mais...
Na
semana passado foi dia de fazermos jogos sociais com a sala da Mariana e Marta Reis.
Fomos para a rua, usar o espaço que é de todos.Na praceta junto à Câmara
vedámos o espaço e explorámos diversos jogos e descobrimos tantas carateristicas e gostos em comum com os amigos de outra sala...
O tempo passou e nem demos conta e quando demos por isso
tínhamos até espetadores que adoraram a nossa visita, foi uma tarde de jogos e descobertas bem interessante!sexta-feira, 18 de outubro de 2013
E hoje à noite o que vamos fazer?
A pedido de algumas familias aqui vos deixo uma sugestão...
Um peça a não perder, é pertinho daqui, e diz quem conhece a companhia que diverte os mais pequenos e atualiza os mais velhos! Um momento em familía para relaxar e iniciar bem o fim de semana...Aproveitem porque é bem baratinho! Divirtam-se....
sexta-feira, 11 de outubro de 2013
segunda-feira, 7 de outubro de 2013
Diário...
É uma folha com quatro divisórias (Não Gostamos,
Gostamos, Fizemos, Queremos fazer), onde todos os dias são registados
ocorrências sobre a vida do grupo e situações entre as crianças, onde são inscritas situações de ascensão moral, a produção do grupo e as futuras propostas para realizar mais tarde.
As duas primeiras colunas recolhem juízos negativos e positivos sobre o que vai acontecendo de mais significativo entre as crianças,ao longo da semana a nível moral .
A terceira coluna destina-se ao registo das realizações consideradas importantes, mas ao nível da produção, o que se faz na sala é relembrado principalmente no final de cada dia e é mencionado em diário, na coluna do fizemos.
A quarta coluna, o queremos fazer ou propomos destina-se ao registo de sugestões, aspirações e projectos a realizar.
sexta-feira, 4 de outubro de 2013
Bicho misterioso...
Andamos às avessas... um bicho na sala e nem sequer sabemos como se chama, o que come e onde vive... nada melhor do que fazer um projeto...
Agora já sabem para nos ajudarem... enviem imagens, tragam livros, partilhem connosco o que tiverem sobre o tema...
quinta-feira, 3 de outubro de 2013
Os bolsos de Marta...
Também nós escolhemos o que mais gostarímos de guardar dentro dos nossos bolsos... uns quiseram guardar brinquedos, outros livros, o frasco e mel, o cão ou até mesmo o seu mano...
quarta-feira, 25 de setembro de 2013
terça-feira, 17 de setembro de 2013
Reunião de Pais 2013/2014
Dia 23 de Setembro pelas 18h00 marcamos encontro!
Pais, não se esqueçam que temos a reunião de inicio de ano letivo, para a semana, logo na segunda-feira.
Não faltem!
segunda-feira, 16 de setembro de 2013
Aulas experimentais de Inglês
Tivemos hoje a primeira aula experimental de Inglês, adoramos a professora Carla e tudo o que nos trouxe para nos mostrar como serão as futuras aulas. Hoje ainda tivemos tempo para aprender umas palavras em ingês: train, goodbye, hallo.... gostámos muito! Quarta-feira à mais e logo pela manhã, não se atrasem!
sexta-feira, 13 de setembro de 2013
Estamos a construir os instrumentos da nossa sala...
Andamos à volta com os instrumentos de pilotagem da nossa sala. Tentamos perceber para que servem estes mapas, perguntamos junto dos amigos mais crecidos como se fazem, como se preenchem e nesta partilha de conhecimentos feita de avanços, retrocessos e reconstruções andamos às avessas a organizar a nossa sala, o tempo, as áreas, os materiais e o nosso grupo!
Crescemos mesmo este ano!!!
quinta-feira, 12 de setembro de 2013
Prémios do pilhão...
Obrigada a todos os que nos têm ajudado a encher os pilhões da escola, juntos já conseguimos receber alguns prémios!!!
Desta vez recebemos colas e tintas que nos dão imenso jeito!
Vamos continuar!!!!
Estamos no bom caminho, protegemos o ambiente e ainda ganhamos prémios, 2 em 1....
Desta vez recebemos colas e tintas que nos dão imenso jeito!
Vamos continuar!!!!
Estamos no bom caminho, protegemos o ambiente e ainda ganhamos prémios, 2 em 1....
sexta-feira, 6 de setembro de 2013
Vamos começar pela sopa!
"AHHHH as saudades que tivemos da escola, ( disseram alguns pais logo no primeiro dia)... Eles já nem a sopa comiam"!!!
E não é que a escola, o trabalho em equipa, a amizade, o espirito de partilha foram os ingredientes secretos de uma bela sopa!?
Na hora do conto construimos uma história, "A sopa dos amigos", depois de a contarmos aos amigos da sala de estudo surgiu a ideia de fazermos nós, uma bela sopa!
Pedimos o contributo das famílias e claro todos ajudaram, fomos também à loja do Sr. Adelino comprar uns legumes que nos falatavam e cheios de entusiasmo fizemos uma bela sopa de alho françês! Todos comeram e alguns repetiram.... os segredos não vos vamos contar!!!
E não é que a escola, o trabalho em equipa, a amizade, o espirito de partilha foram os ingredientes secretos de uma bela sopa!?
Na hora do conto construimos uma história, "A sopa dos amigos", depois de a contarmos aos amigos da sala de estudo surgiu a ideia de fazermos nós, uma bela sopa!
Pedimos o contributo das famílias e claro todos ajudaram, fomos também à loja do Sr. Adelino comprar uns legumes que nos falatavam e cheios de entusiasmo fizemos uma bela sopa de alho françês! Todos comeram e alguns repetiram.... os segredos não vos vamos contar!!!
segunda-feira, 2 de setembro de 2013
Regresso à escola...
De coração cheio de esperança, de olhos postos neste novo letivo venho desejar a todos um grande ano letivo!
quinta-feira, 8 de agosto de 2013
Proteger sempre...
E mesmo que morenos, mesmo que debaixo do chapéu, mesmo que debaixo de água, mesmo que não gostem, a palavra de ordem é proteção!!!
Não se esqueçam do protetor, na praia, café, esplanada, parque ou festival... :) Protejam-se...
quarta-feira, 10 de julho de 2013
É tempo de férias...
Verão, sol, calor, amigos nada melhor do que piscina a toda a hora!
Decidimos por isso, instalar os nossos calções, bikinis e toalhas nas mochilas da escola. Agora sempre que a vontade apertar saltamos das brincadeiras de sala ou recreio para dentro de água.... SPLASHHHH
quinta-feira, 20 de junho de 2013
quarta-feira, 22 de maio de 2013
E porque é que defendemos tanto o direito a participar!?
Em primeiro, pelo DIREITO, pelo superior interesse da criança e porque assim que é concebida a criança é um ser dotado de direitos, é um cidadão!
Em segundo, porque defendemos que a livre expressão, a avaliação em grupo, trabalho cooperativo, comunicação de produções, divulgação de mudanças, partilha de novidades, registo participado, promove as trocas entre pares e potencia um clima rico em heterogeneidade cultural onde se consegue ganhar o melhor da educação com crianças pequenas: a diferenciação pedagógica!
Portanto...
Respeitar ritmos de cada criança;
Potenciar as competências de cada criança;
Ir ao encontro da história de vida de cada um;
Saber ouvir cada um e o grupo como um todo cheio de diferenças;
Flexibilizar nos momentos de conflito e angústia;
Adequar o discurso e postura a cada criança;
Desenvolver momentos de diálogo envolvente e de atenção ao que a criança quer expressar.
É este conjunto de ações que vai permitir ao educador, durante a caminhada de vida com uma criança, apoiar e "andaimar" a construção multicultural da igualdade e da diferença, pois sabemos À partida que o contrário da igualdade não é a diferença mas sim a desigualdade, daí o valor acrescido à DIFERENÇA e ao SER ÚNICO e INDIVIDUAL!!!
É o que queremos mesmo, que todos se sintam diferentes na igualdade e não iguais... lutamos para que a criança sinta que pode sempre participar, pois é diferente do outro e acrescentará sempre algo mais!!!
quinta-feira, 16 de maio de 2013
Danuta ... a não perder!!!
E eu infelizmente não posso ir... mas para quem pode é um excelente programa de fim de semana... Um grande presente de dia da CRIANÇA!!!
Tudo isto é dela... e é tão bom!!!
quarta-feira, 8 de maio de 2013
Agendar: 22 de Junho de 2013
Não esquecer... dia 22 de junho, sábado, durante a manhã temos a agenda preenchida!!! Não se esqueçam! Os bilhetes vão ser vendidos no escritório da escola, ainda não estão à venda mas em breve estarão! Aguardem por mais novidades!
sexta-feira, 3 de maio de 2013
O livro do dia...
Agora temos um projeto de sala super interessante... Todos os dias contamos uma história na nossa sala, a ideia é conhecermos ainda mais histórias, enriquecermo-nos culturalmente e inventariar as várias história s que vamos conhecendo, assim quando as outras salas quiserem ver, ler, ouvir uma história basta consultar o nosso "Livros das muitas histórias", (como alguns amigos disseram). Portanto já sabem, quando encontrarem um livro interessante aí em casa podem partilhar connosco!
quinta-feira, 18 de abril de 2013
O que temos andado a fazer...
Cada vez mais expeditos, andamos envolvidos em imensas tarefas, atividades, projetos e brincadeiras que fazem dos nossos dias verdadeiros marcos no nosso crescimento!
Descobrimos uma maneira de "fazer matemática" de uma forma divertida, interessante e cooperativa, fazemos jogos e depois representamo-los com uma linguagem matemática!
O desenho, ou melhor, a figura humana ganhou mais promenor e sentido, andamos também mais atentos ao mundo da escrita, perguntamos tudinho e adoramos ver a Vera escrever na reunião de planeamento.
As nossas pinturas abstratas, são agora, bastante apreciadas por todos, aprendemos a compreender as obras de arte dos outros!
Construimos com tudo e por tudo... sim, dependendo do material de desperdicio criamos um jogo, uma dinâmica ou até uma história!
Temos assistido a imensas comunicações aqui na escola, a mais recente foi a do projeto, de descobertas em família, dos animais da selva. Foi bastante interessante rever imagens e reconhecer informações que a nossa sala também já tenha descoberto através de projetos. Partilhar é bom... todos crescemos, os que dão e os que recebem!
terça-feira, 9 de abril de 2013
Na Primavera... temos sementeiras...
E graças a todas as famílias que participaram e contribuiram para a nossa horta já temos uma bela sementeira!!! Prometemos mais novidade!
Quem quizer ainda vai a tempo para contribuir... por agora precisamos de vasos e terra, ue sementes ainda temos!
Obrigada a todos!
terça-feira, 2 de abril de 2013
segunda-feira, 25 de março de 2013
Escola de Pais...
Adicionar legenda |
Não faltem!!!