domingo, 31 de janeiro de 2010

"Revisão da matéria dada..."


Na sexta-feira depois de comunicarmos o Projecto das Aranhas avaliamos em grupo o desempenho dos amigos e também o comportamento e atenção do público...
Muito bom... já o fazíamos mas não com esta intensidade!
A auto e hetero avaliação foi tão extensa e eficaz que tivemos até a necessidade de construir um mapa de registo. Neste mapa registamos : se falaram bem, se a "voz era boa", se sabiam os conteúdos, se foram atentos na ajuda entre eles e como se comportou o público!!!
Mas o melhor estava para vir... o grupo do projecto teve a ideia de realizar algumas perguntas sobre os conteúdos do projecto para confirmarem a atenção do público e o sucesso da divulgação do projecto, no final foi o próprio grupo, (os autores e comunicadores do projecto) que parabenizou os amigos que assistiram a esta comunicação... pois o domínio dos conteúdos do tema superou as suas expectativas ... e até as minhas!
Não existe melhor do que isto!!!
E ainda dizem que eles são "pequeninos"... só mesmo de altura !!!
Fiquei babadissíma!
Parabéns querida Patrícia pelo apoio no planeamento/organização/execução/comunicação... tudo isto deve-se ao teu empenho e dedicação... és incrivelmente eficaz no mundo dos Projectos ... a Sala da Vera agradece!!!

Cinema...



Muito obrigada Isabel Cinturão e Colacinho ( "Colacinho" como diz o nosso Frederico que nesta sessão mais parecia o segurança que implica com tudo...)
... Foi uma tarde realmente bem passada!!!
---
Adorámos o filme das Winx e o balde pipocas... Nham nham ... foi uma tarde cheia de surpresas ... até um pão de ló com sabor a miminho (obrigada Mãe Catarina Costa) nós tivemos ... a sala da Vera tem família e amigos fantásticos!!!
--
QUE SORTE QUE TEMOS!!!
--
Para sentirem um bocadinho do que sentimos ... aqui vai... A nossa sala parecia mesmo uma sala pequena da Castello Lopes, com direito a ar condicionado a 20º e tudo!!! Muito calor humano... Os sabores misturavam-se entre o doce das pipocas e as entusiasmadas gargalhadas que íamos dando entre amigos... o cheiro era ... esse era mesmo a de um Triller para rir ... pura 7ª ARTE ... e o Som ... bem..... esse não era o melhor ... mas também sabíamos o filme todo .... :)
Muito obrigada Pedro e Isabel... beijos da sala da Vera!!!

Onde está o Macaco???

Apenas para nos divertir-mos...

Encontrei estas imagens/ilustrações de Fred Blunt... gostei... gostei apenas!!!





terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Quero contar, mostrar ou escrever...

Este mapa... faz maravilhas na nossa sala... é impressionante!!!
..
Durante a semana as crianças inscrevem o nome, quando entram na sala pela manhã, e depois antes de iniciarmos a reunião de planeamento contamos, mostramos ou escrevemos... as novidades da família, as curiosidades, mostramos objectos novos, as pesquisas trazidas, livros para partilhar com os outros... tudo o que é importante para nós!!!
..
Fico muitas vezes sem palavras...
..
É espectacular ouvir maravilhosos comentários em relação a umas simples botas ou a um maravilhoso livro de histórias que era do avô ... É também um privilégio poder valorizar certas novidades como... "Eu ontem vi o Tio Mário quando fui cortar o cabelo!!!" ou "No sábado vou à Kidzânia com a minha prima!!!" ou mesmo "Agora já não faço birras para me vestir de manhã!!" ... Simples e eficaz!!!
..
Estou rendida!!!
..

Magia ... Magia!!!



Uma Fada Margarida e uma Jaona Cigana que adivinhava quase tudo, invadiram ontem a nossa sala... Foi realmente uma manhã cheia de surpresas e muitas gargalhadas!!!

Falámos de tudo.. e num show teatral onde tudo era possível aprendemos que a amizade é a chave da verdadeira magia e a alegria são os pózinhos perlimpimpim que todos precisamos para crescer!!!
---
Fizemos também um jogo muito engraçado com um fio que se transformou em teia... um desenho para partilhar com outros amigos e a experiência dos balões!
--
Obrigada Mãe Mariana.. amiga Joana... e doce Margarida!

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Pintura, técnica de sopro






Uma pintura divertida mas bastante difícil... soprar durante 15 minutos é obra!!!
Tentem aí em casa!!! O verdadeiro artista é esforçado!
Material necessário:
  • Tinta guache liquida;
  • Água;
  • Palhinhas;
  • Pincéis (para misturar a tinta);
  • folhas de papel.

Lengalenga... A criada lá de cima


ilustração de Fedra Santos
--
A criada lá de cima
A criada lá de cima
É feita de papelão,
Quando vai fazer a cama
Diz assim ao patrão:
Sete e sete são catorze,
Com mais sete vinte e um,
Tenho sete namorados
E não gosto de nenhum.


Esta é uma das nossas favoritas...

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

EXPOSIÇÃO DE ILUSTRAÇÃO NO BARREIRO


Ilustrações originais de Paulo Galindro e Natalina Cóias

De 16 de Janeiro a 21 de Fevereiro





---
AMAC - Auditório Municipal Augusto Cabrita Barreiro

*A inauguração será pelas 17h00 do dia 16 de Janeiro e contará com a presença dos ilustradores Paulo Galindro e Natalina Cóias e dos escritores David Machado(autor de “O Tubarão na Banheira” ) e Clara Cunha (autora de “O Cuquedo”, Menção Especial pelo Júri do Prémio Nacional de Ilustração de 2008).
Vai estar imenso tempo em exposição... não percam... eu vou tentar não perder...

Para mais informações contacte...

Auditório Municipal Augusto Cabrita
Av. Esc. dos Fuzileiros Navais – Parque da Cidade
2830-150 Barreiro
Telefone: 212147400
E-mail: cultura@cm-barreiro.pt
http://barreiroamac.wordpress.com/