sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Arte Embaciada...


Vale tudo... quando a criatividade não tem limites!!!







Palavras para quê???

Projecto dos Bombeiros


Visita de Estudo ao Quartel de Bombeiros Sapadores de Alvalade...

Apreciem e deliciem-se:










quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Trabalho de texto

Depois de escolhermos as imagens que queríamos descrever ou explicar a sua função, recortámos-las, colámos numa folha e fizemos este trabalho de texto de associação imagem á função!

Parece difícil mas para nós foi bastante simples e divertido, passamos das letras às palavras num instante e é assim que muitas vezes conseguimos olhar para a escrita que nos rodeia e ler por exemplo:
SAPATO = "Não sei bem mas eu acho que é sapo... não, não é.... espera, já sei... p..a......tó, e as primeiras são Salvador!"
Uma delicia... digam lá que não são geniais estas deduções e aprendizagens espontâneas!

Matemática Experimental


Surgiu um problema na nossa sala! Os meninos que comem de casa trouxeram todos bananas, depois de descobrimos a coincidência, percebemos que nos poderíamos enganar, porque realmente eram todas muito parecidas!!!

O que fizemos para as distinguir:
  • Pesámos;
  • Medimos;
  • Observámos as cores;
Depois de fazermos tudo isto percebemos que poderíamos também escrever os nomes em cada banana para não nos enganarmos!

Instrumentos de Trabalho

“A criança é um sujeito que já é um cidadão, ou seja, que tem os seus direitos, interesses e necessidades próprias”.

Freinet

A criança enquanto cidadão pode e deve decidir-se por actividades do seu interesse por conseguinte todo os instrumentos são facilitadores de uma maior autonomia escolha e promoção dos seus verdadeiros interesses e decisões.

O ambiente geral da nossa sala resulta de uma forma agradável e altamente estimulante, utilizamos as paredes como expositores permanentes das produções das crianças onde rotativamente se revêem nas suas obras de desenho, pintura, recorte e colagem, texto entre outras. É também numa das paredes, no nosso caso num quadro mais baixo, à sua altura, que as crianças poderão encontrar todo o conjunto de mapas de registo que ajudem a planificação, gestão e avaliação da actividade educativa participada por elas.



Vou começar pelo Mapa de Actividades ...


Trata-se de um mapa de dupla entrada. Na coluna da esquerda e na vertical tem o nome das crianças enquanto na coluna horizontal superior deve ter todas as áreas de trabalho e as actividades que estas oferecem.


Como funciona??? - A criança marca todos os dias as actividades que pretende realizar nesse dia com um circulo, (aberto) e no final do dia deverá preenche-lo caso tenha realizado essa actividade, na verdade os meus meninos à medida que vão cumprindo as actividades planeadas voltam ao mapa de actividades e pintam a bolinha por dentro, como acho uma estratégia válida e de certo modo mais simples é assim que a maior parte o faz.

O mapa de actividades, na nossa sala, é avaliado mensalmente, em reunião do conselho, é claro que diáriamente fazemos pequenos contratos sobre o mapa e as actividades em que cada um se inscreve, de modo a que a criança tenha noção das áreas em que permanece mais vezes e noutras que não frequenta tanto.

Este mapa para além de ter interesse a nível do planeamento, constitui também um suporte para momentos vários de observação e análise colectiva ou para ajudar a tomada de consciência individual, ou em dialogo comigo.

Os Jogos Sociais na nossa sala, são recebidos sempre com grande entusiasmo e curiosidade!!! Contudo todos sabem que estes jogos têm regras, são jogados a pares ou em grupo e são sempre para serem respeitados!!!


As nossas tardes de quinta-feira são sempre uma grande diversão, às vezes recebemos visitas dos Pais, Tios e Avós, outras vezes recebemos grandes novidades, jogos dos nossos pais e até dos avós, jogos que temos em casa e queremos jogar em grupo, jogos que aprendemos e queremos ensinar aos amigos!!! São tardes de aprendizagem e verdadeira acção em equipa!

Pintura com Bolas de Sabão...


Experimentem aí em casa... é bastante fácil, basta misturar à água com detergente umas gotas de tinta e depois desfrutar das bolas coloridas a "explodir" aqui e ali!!! Muito divertido! Eu experimentei mais de 10x e explodiram sempre na minha cara, enquanto soprava, mas os meus meninos conseguiram na perfeição!!! ..... Sim, sim... lembram-se daquele dia que eu tinha madeixas verdes e rosa choc no cabelo, foi por isso!!!!!!!!! Muito bom!

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Fado Toninho!! Uma tarde sem parar... cantámos, rimos e dançámos... adorámos!!!



Este vídeo dos Deolinda foi o delírio na nossa sala... enfim somos Tugas e com muito ORGULHO!!!

É claro que foi tudo muito bem estudado...bem não vale a pena exagerar... foi mais ou menos estudado, e mais ou menos improvisado, percebem??? A modos que ao género do tipo assim assim ...
Toda a verdade:DIVERTIMO-NOS MUITO MUITO MUITO.... Foi mesmo muito engraçado e até trabalho ritmíco, com alguns instrumentos de percussão, nós fizemos... foi uma sessão musical bem diferente do habitual... o sucesso!!!

Regras...quem as dita??? O adulto ou a criança??

À medida que desenvolvem a sua autonomia e descobrem aquilo que gostam e não gostam de fazer, as crianças começam a testar os limites da paciência dos pais. A dada altura, contrariá-los passa a ser o seu desporto favorito.
À necessidade de vestir o casaco, arrumar os brinquedos ou acabar a comida que têm no prato respondem com um rotundo e irritante «Não!».
Os pais mandam lavar os dentes, não vão, mandam parar de saltar em cima do sofá, não param, mandam desligar a televisão, não obedecem.
As estratégias para impor autoridade variam consoante os especialistas e, claro, consoante as famílias, mas alguns aspectos, mais do que teorias, são puro bom-senso.

Aqui ficam algumas:
-Use o seu, mantenha sempre a calma, e vai ver que a situação melhora.
-Não imponha regras só porque sim. Procure explicar a razão das mesmas. É claro que quando não é possível negociar mais, não hesite. Seja firme e não desarme perante a teimosia do seu filho.
-Não entre em discussões intermináveis. Só irá agravar a situação e prolongar o sofrimento. Mais uma vez, seja firme. Sabemos bem que é difícil, mas evite ao máximo os gritos e o descontrolo.
-Seja coerente: se, perante a desobediência do seu filho, ameaçou com algum castigo - razoável, claro está - cumpra o prometido. E não repita a ameaça mil vezes. Execute.
-Não altere constantemente as regras lá de casa. As crianças cumprem melhor as normas se pensarem nelas como sendo fixas e previsíveis.


(com base no texto: Desobediência, estratégias - PAIS&Filhos - 09 Outubro 2007)

Já agora abro o assunto para todos! O que pensam sobre o texto e esta problemática da vida de qualquer Pai e Mãe???

sábado, 17 de janeiro de 2009

Projecto "Os Bombeiros"


Iniciámos mais um grande Projecto na nossa sala, desta vez é sobre os Bombeiros!!!


Neste projecto queremos saber:

1-O que fazem?

2-Como é que eles sabem quem precisa de ajuda?

3-Como é que eles ajudam as pessoas aflitas?

4-Quais os transportes que têm?

5-Como apagam o fogo, é só com água?

Top 8 ....as melhores da semana......



(...no lanche...)

M.L.- Vera já lembei a minha colher!!!


(...de saída para casa..)

S.N.- A R.D. é mesmo minha amiga emprestou-me um rebuçado para eu levar para casa!!!


(...na hora de almoço...)

F.Pina - Não gosto de róculos!!!


(... na chegada à escola com umas luvas de rede e sem qualquer pergunta ou afirmação... saíu-lhe...)

L.B. - Estou mais bonita que a Madonna!!!


(...na reunião de conselho explicando o que é ser egoísta....)

P.C. - Ás vezes eu penso só em mim, outras penso só um bocadinho em mim!!!


(...apresentação do M.M. aos amigos...)

I.C.- Olá eu sou a Inês e sou linda, e tu???

M.M.- Eu também!!

I.C.- Também te chamas Inês???Não podes és menino!!!


(...na hora de almoço...)

P.B. - Eu adoro golf!!!!

I.B. - Eu gosto mais de peixe com batatas!

Votem já e colaborem no TOP8.....

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Línguas....existem muitas..........


Achei delicioso o relato da Professora Carla e não resisto...

G.C.- Carla nós temos uma menina nova na nossa sala!!! Sabias???
Carla- Ai sim ???
G.C.- Sim, sim, e ela tem a língua inglesa!!!


Quando chegou à sala e eu lhe perguntei o que queria dizer realmente, ele puxou a sua língua para fora e disse:

G.C.- Eu tenho a língua portuguesa e ela tem uma inglesa... enquanto ia falando ia babando e eu não conseguia parar de rir... e pedir desculpa... porque esta explicação foi completamente lógica mas com muita piada.........

Mais tarde quando a risota acabou eu expliquei-lhe melhor o que são realmente as línguas ... e as linguagens!!!

Grande momento.....

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Receita: Bolinhos Geométricos


1-Cortar em pedacinhos 225g de manteiga e misturar 250g de farinha.

2-Envolver a massa com os dedos, depois incorporar 100g de queijo ralado, uma pitada de sal, um pouco de pimenta e, se possível, gengibre em pó.

3-Juntar um copinho de água.

4-Fazer uma bola e deixar repousar duas a três horas.

5-Estender a massa com o rolo e pedir às crianças para as recortar de formas variadas (círculos, quadrados, triângulos e outros) com um copo, um faca de ponta redonda ou ainda outras formas.
6-Podemos cobrir com uma camada de açúcar, clara de ovo e polvilhar com queijo antes de meter a massa, esta já dividida em formas, sobre um tabuleiro untado com manteiga.

7-Colocar os bolinhos no forno quente (termóstato 7).

8-Deixe cozer 15 minutos.

9- Saboreie...

10- ... e delicie uns belos bolinhos geométricos!!!


Retirado de "150 Actividades para Crianças (3 anos)"; Catherine Vialles; Edições Asa"

domingo, 4 de janeiro de 2009

Laranjas e bananas! Cantando e brincando com as vogais!


Aqui em casa estamos fartos de cantarolar esta canção, adultos e pequenotes todos entram neste jogo!!! Esta canção e jogo de vogais foi o Simão, o meu sobrinho, que me ensinou, e eu confesso que adorei e a ele agradeço todas estas gargalhadas que já demos em família! Então aqui vai...

Laranjas e Bananas

Eu vou comer, comer, comer
Laranjas e Bananas...

Eu vou comer, comer, comer
Laranjas e Bananas...

A va camar, camar, camar
Laranjas a bananas...

E ve quemer, quemer, quemer
Lerenjes e benenes...

I vi quimir, quimir, quimir
Lirinjis i bininis...

O vo comor, comor, comor
Loronjos o bononos...

U vu cumur, cumur, cumur
Lurunjus u bununus.....

No fim é a gargalhada geral e ninguém aguenta sem repetir!!! Boa sorte!!!

sábado, 3 de janeiro de 2009

Recomeçar com força e muita coragem...


Um bela mensagem para 2009!

Recomeça….

Se puderes
sem angústia
e sem pressa.
E os passos que deres,
nesse caminho duro
do futuro
dá-os em liberdade.
Enquanto não alcances
não descanses.
De nenhum fruto queiras só metade.
E, nunca saciado,
vai colhendo ilusões sucessivas no pomar.
Sempre a sonhar e vendo
o logro da aventura.
És homem, não te esqueças!
Só é tua a loucura
onde, com lucidez, te reconheças…


Miguel Torga

Feliz ano novo para todos... Viva 2009!!!!!!